Setor: Energia

Cases / Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

Programa de Educação Ambiental para a LT da CHESF em Penedo

  • Ano de inicio: 2016
  • Status: Ativo
  • Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão
  • Localização: Alagoas

Serviços:

  • Arqueologia
    • Execução de Programas Ambientais
      • Programa de Educação Ambiental
    • Gestão Ambiental
      • Licenciamento, Estudos e Projetos Ambientais

        Ecossis realiza para a CHESF – Companhia Hidro Elétrica de São Francisco, o Programa de Educação Ambiental e Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas na Linha de transmissão – LT 230 KV Jardim-Penedo.

        O Programa de Educação Ambiental e o Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas que será implantado na Linha de Transmissão se constitui como um componente estratégico no processo de gestão ambiental da CHESF, construído e executado através de metodologia participativa junto com as comunidades dos municípios que integram o empreendimento, atendendo aos princípios da sua Política Ambiental e incorporando os princípios contidos na Lei 9.795/1999 que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA e a Instrução Normativa do IBAMA Nº 02/2012.

        O empreendimento LT 230kV Jardim/Penedo, com extensão aproximada de 110 km, está localizado nos estados de Sergipe e Alagoas. O seu traçado abrange o município de Penedo em Alagoas e os municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Maruim, Divina Pastora, Rosário do Catete, Capela, Japaratuba, Japoatã, Neópolis, Santana do São Francisco e Riachuelo em Sergipe.

        O Objetivo do Programa é desenvolver ações de Educação Ambiental com o envolvimento da população local, visando promover um processo de sensibilização e mobilização para sua participação na implantação, monitoramento e avaliação de projetos socioambientais, atuando na transformação do seu espaço de vida, por meio da gestão ambiental sustentável.

        A proposta metodológica de construção e implantação do PEA será através de processos participativos que garantam o envolvimento e a representatividade dos diversos grupos sociais, numa interação CHESF – população, no entorno do empreendimento. A metodologia proporcionará o reconhecimento da população como parte do contexto social da região, estimulando o sentimento de pertencimento e de responsabilidade de todos (empresa-sociedade) na construção e manutenção de um ambiente socialmente sustentável, através de ações de sensibilização e mobilização dos grupos sociais.

         

        Entre em contato