Setores: Órgão Público.

Clientes / IAP – INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP, entidade autárquica, foi instituído em 1992, através da Lei Estadual nº 10.066, de 27 de julho, com a criação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

É sucessor de instituições como o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas – ITCF, criado em 1923 a partir da Inspetoria de Terras e Colonização.

O IAP tem na sua missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

As diretrizes que guiam a política ambiental do estado do Paraná são: o desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental voltado à promoção social, transversalidade, política ambiental nas ações de todo o governo, participação social, o envolvimento e compromisso da sociedade para com as políticas e ações locais visando a sustentabilidade do ambiente global. Também o fortalecimento dos órgãos ambientais governamentais e a educação ambiental (ações junto à escola, comunidade e setor produtivo para criar e desenvolver atitudes das pessoas relacionado aos problemas ambientais locais).

Fonte: (www.iap.pr.gov.br/)

A Ecossis elaborou para o IAP no ano de 2014, o Inventário Florestal de áreas reflorestadas, com 200 hectares existentes na Floresta Estadual Metropolitana, visando estimar os estoques de madeira existentes.

Depoimento: