Setores: Infraestrutura e Saneamento e Órgão Público.

Clientes / SPH – SUPERINTÊNDENCIA DE PORTOS E HIDROVIAS

logo_sph

Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande

A SPH Superintendência de Portos e Hidrovias,  passou a ser  chamada de Superintendência do Porto do Rio Grande – SUPRG, a partir de Janeiro de 2017.

O Rio Grande do Sul possui uma extensa malha hidroviária formada por rios, lagos e lagoas navegáveis que atravessam o seu território, com duas grandes bacias hidrográficas que contém os principais rios: Bacia da Lagoa dos Patos (Bacia do Sudeste) e Bacia do Rio Uruguai.

A Superintendência de Portos e Hidrovias é responsável pela manutenção dos canais interiores da hidrovia, desde o paralelo 32 até o extremo norte do principal sistema lacustre do Estado, constituído pela Lagoa dos Patos e Lago Guaíba, compreendendo 81 trechos artificiais pertencentes à malha hidroviária gaúcha.

O sistema hidroviário é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, com redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas, especialmente de cargas de grande volume unitário, em distâncias compatíveis com a modalidade hidroviária.

(Fonte http://www.portoriogrande.com.br)

A Ecossis executou, para a SPH, atualmente chamada SUPRG, importantes estudos ambientais para fins de licenciamento ambiental junto a FEPAM/RS para a dragagem e desassoreamento dos canais de navegação do Rio Grande do Sul.

 

Depoimento:

Principais cases