A Ecossis Soluções Ambientais acredita e apoia iniciativas que busquem o crescimento e otimização de seus processos internos e serviços prestados por meio da Pesquisa & Desenvolvimento + Inovação. Após diversas inovações, desenvolvidas e implantadas por seus colaboradores ao longo dos anos, criou-se um grupo, composto por colaboradores internos, uma empresa parceira e presidida por seu diretor, Gustavo Leite.

O foco atual do grupo de Pesquisa & Desenvolvimento + Inovação da Ecossis está voltado para três linhas principais de projetos, todas elas norteadas pela melhoria contínua, são elas:

  • Processos internos
  • Melhoria de produtos e serviços
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços

 

  • Aprimoramento de Processos Internos e melhoria contínua

Como exemplo podemos citar,  o desenvolvimento do SEGI – Sistema Ecossis de Gestão Integrada, uma espécie de ERP totalmente customizado e exclusivo da empresa, que auxilia no controle de processos internos, conferindo agilidade, transparência e eficiência à empresa. O SEGI foi concebido de forma colaborativa e desenvolvido internamente por seus colaboradores desde sua programação, liderada por Bernardo Alcalde, e suas funcionalidades, concebidas pelos usuários. O projeto já é utilizado há mais de 5 anos na empresa e está em sua 5 versão.

Um “Spin Off” desta iniciativa é o Oikos, um sistema web de gestão de projetos, contratos, tarefas e relacionamento com cliente, totalmente direcionado à empresas de consultoria ambiental. O sistema, quando lançado, reunirá mais de 10 anos de experiência da Ecossis em gestão de projetos e contratos, públicos e privados, de todos os portes, incorporando os mais altos padrões de gestão da qualidade (ISO 9001/2015) e gestão de projetos com base em conceitos do (PMBOK).

  • Melhoria de produtos e serviços

Nesta linha de desenvolvimento, a qual está em constante e permanente aprimoramento, a equipe de P&D+I da Ecossis está trabalhando para aperfeiçoar e otimizar um dos principais serviços de seu portifólio, o Monitoramento Ambiental. Por meio do uso de drones, nossa equipe busca desenvolver uma tecnologia que combina algoritmos de reconhecimento de padrões, redes neurais, automatização e robótica. Tal combinação permitirá que os monitoramentos sejam realizados sem, ou com o mínimo, de intervenção humana, reduzindo riscos, custos e agregando qualidade e padronização às informações. Para o desenvolvimento deste ambicioso projeto, apelidado de SAM (Sistema Autônomo de Monitoramento), a Ecossis, conta com a colaboração de professores e bolsistas da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Este projeto será enquadrado nas linhas de P&D da Aneel (http://www.aneel.gov.br/pt/ped-eficiencia-energetica), e está em busca de empresas do setor elétrico interessadas em suas potenciais vantagens.

  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços

GEOSOL – Na linha de desenvolvimento de novos produtos, o projeto GEOSOL, está sendo criado para atender uma demanda crescente por soluções que envolvam Geoprocessamento e todo seu potencial de aplicação dentro do mercado ambiental. A equipe do projeto, liderado pelo Geógrafo Estevam Borba, atualmente trabalha para, dentro de alguns meses, oferecer um novo produto em seu portifólio, que trará mais rapidez e facilidade para a gestão territorial municipal. Tal produto integrará diversas demandas da gestão pública (ambientais, urbanísticas, fundiárias e infraestrutura) em um único sistema que utilizará drones, processamento inteligente e dados na nuvem.

Situs – Um dos mais promissores projetos de P&D+Inovação da Ecossis trata-se do Situs, um aplicativo Android móvel, off-line, que se propõem a conferir transparência,  confiabilidade, eficiência  e produtividade para arqueólogos de campo e empresas. Por meio de registro fotográfico, captura de coordenadas, descrição de terreno, sítios e materiais utilizando um tablet ou smartphone, gera um relatório sistematizado automaticamente com os dados registrados  e uma plataforma na nuvem.

O projeto, que já teve a fase de programação concluída, ainda encontra-se em fase de testes de campo e deverá ser lançado uma versão preliminar gratuitamente para o público.

 

O P&D+I da Ecossis está sempre em busca de novos parceiros e colaboradores que possam, não somente contribuir com o projeto, mas fazer parte de toda a cadeia de desenvolvimento dos mesmos.

Para maiores informações sobre como participar, contribuir ou implantar tais projetos pilotos em sua instituição, contate-nos no e-mail:

ped@ecossis.com