Project Details

Arqueologia no Porto de Santos

Arqueologia no Porto de Santos

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0018_LOGO-19-PORTO-SANTOS-e1520947256857

Ano de inicio: 2014

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: 

Terminal Portuário

Localização: Santos  Estado: SP

A Ecossis  realiza estudo de Arqueologia Preventiva nas obras de reestruturação do Porto de Santos em São Paulo

A Ecossis realiza o estudo de Arqueologia Preventiva nas áreas onde a cultura material possa sofrer influência direta de algum empreendimento, a fim de garantir a integridade  do patrimônio cultural da nossa nação.

O trabalho tem como objetivo seguir os preceitos estabelecidos pelo Iphan, atestando qualidade e responsabilidade pelos estudos arqueológicos. Dentre as condicionantes exigidas no licenciamento ambiental do Porto de Santos, esta o  acompanhamento de obras, que visa garantir a validade da licença de instalação durante o período de execução das obras.

Os trabalhos vinculados às obras de reestruturação do Porto de Santos ocorrem desde 2014, conforme Portarias Iphan. Objetiva-se acautelar tanto os bens tombados existentes nas Áreas  Diretamente Afetadas pelos empreendimentos, quanto identificar e resgatar os eventuais sítios arqueológicos porventura localizados, durante a fase de monitoramento arqueológico.

Vinculado aos trabalhos efetivos de campo, ações de Educação Patrimonial estão sendo executadas, com o intuito de fomentar a interação e conhecimento entre a história do Porto de Santos, dos trabalhadores e das crianças.

Mais informações sobre este monitoramento de obras, que é referente a recuperação e reforço estrutural do cais dos armazéns 12A ao 23, e que também promove a educação ambiental e patrimonial, podem ser obtidos através do link abaixo no site do Porto de Santos.

Leia o Relatódio