Serviços / PPRA e PCMSO

PPRA e PCMSO

PPRA e PCMSO

O Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), exigido através da Norma Regulamentadora n°07, do Ministério do Trabalho e Emprego, é o programa responsável pela gestão da saúde do trabalhador.

Ele tem como objetivo garantir a preservação da saúde e integridade do trabalhador, monitorando através de exames clínicos e complementares a saúde dos funcionários, na intenção de identificar problemas que possam comprometer a saúde deles.

A elaboração do PCMSO está diretamente relacionada ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que fornece informações importantes para antecipação das doenças que possam surgir pela exposição aos agentes de riscos ambientais e o diagnóstico precoce das doenças ocupacionais.

E o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?

Já o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um programa definido pela Norma Regulamentadora nº09, do Ministério do Trabalho e Emprego, que garante a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores em relação aos riscos encontrados em cada função exercida no seu ambiente de trabalho.

O PPRA realiza a antecipação e reconhecimento dos riscos, determinação de prioridades e metas de avaliação de controle, avaliação dos riscos de exposição do trabalhador, implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia, monitoramento da exposição aos riscos, registro e divulgação das informações.

Qual a diferença entre PPRA e PCMSO?

O PPRA identifica os riscos existentes e propõe mecanismos de controle/eliminação. Já o PCMSO visa prevenir, rastrear e diagnosticar as condições de saúde do trabalhador exposto aos riscos de sua função.

Qual a periodicidade?

Ambos os programas devem ser revisados anualmente e atualizados quando houverem modificações de processos de trabalho ou troca de função.

Porque sua empresa deve ter?

Toda empresa ou estabelecimento público e privado que tenha funcionários, deve ter o PPRA e o PCMSO.

Estes documentos fazem parte das medidas que contribuem para a saúde e a integridade física do funcionário, contribuindo no conhecimento dos riscos que possam gerar acidentes de trabalho, sanções financeiras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e penalidades na esfera trabalhista.

Nós possuímos uma equipe multidisciplinar capaz de elaborar o PPRA e o PCMSO para sua empresa. Entre em contato:

Principais Cases: