Saiba Mais

Brasil terá primeira Usina de Biogás – utilizando lixo e esgoto

Após alguns anos de estudos de viabilidade, o Brasil receberá a construção da primeira estação de geração de energia através de resíduos indesejáveis como lixo e esgoto, estes serão matéria-prima para uma usina de geração de biogás no Paraná. 

A produção de biogás a partir da chamada biodigestão é uma tecnologia bastante utilizada em diversos países da Europa, por lá, já existem 14mil usinas deste tipo.

usina biogás  

O processo para a produção de energia aqui no Brasil ocorrerá utilizando caminhões para transportar as toneladas de esgoto e lixo bruto, que serão desviados de estações de tratamento e aterros sanitários da região, para a usina todos os meses. De acordo com a CS Bioenergia, a estimativa é que 1000 m³ de lodo de esgoto e 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros sejam desviados.  

De acordo com os estudos de viabilidade realizados, o esperado é que, quando em pleno funcionamento, a Usina produza cerca de 2,8megawatts de eletricidade, abastecendo duas mil casas paranaenses, ou dez mil pessoas. 

O potencial brasileiro para a geração de biogás é enorme. Atualmente, o componente tem uma pequena participação na nossa matriz energética quando comparado às outras fontes de energia. 

Os biocombustíveis e biomassa (como o bagaço de cana) são responsáveis por 9% da energia gerada por aqui. 

 

Fonte: razoesparaacreditar.com

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery