Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Coala é declarado funcionalmente extinto

A declaração que o coala esta funcionalmente extinto partiu da Australian Koala Foundation (AFK), segundo dados coletados pela fundação, a população de coladas na Austrália chega ao máximo de 80 mil espécimes. Além da quantidade ser assustadoramente baixa, o número vem decaindo drástica e rapidamente.

A tarefa de realizar uma contagem precisa de quantos Coalas ainda existem é muito difícil, mas apontar o que tem causado a diminuição da espécie é algo que os pesquisadores já sabem. O desmatamento, juntamente com as mudanças climáticas, são os principais culpados pela extinção funcional dessa espécie.

 

Diferença entre “extinto” e “funcionalmente extinto”

Não é a mesma coisa dizer que um animal está extinto e funcionalmente extinto. A extinção significa que não existe mais nenhum exemplar ou pelo menos nenhuma forma de reproduzir mais animais da espécie. Declarar que um animal está extinto funcionalmente não é tão grave, mas mesmo assim é preocupante.

Um animal ‘funcionalmente extinto’ pode significar várias coisas.

No caso dos coalas, quer dizer que a sua população diminuiu tanto, que já não consegue mais desempenhar um papel relevante no ecossistema (sabemos que os coalas eram muito importantes para os bosques de eucalipto), mas ainda existem.

Outro fator preocupante é que a população dos Coalas diminuiu tanto que eles não conseguem mais se reproduzir como antes, devido as chances de encontros terem diminuído tanto.

Preservar nossa fauna é essencial para o bom funcionamento do ecossistema, para que tenhamos um futuro próspero e saudável é preciso começar já a respeitar, cuidar e proteger a Natureza ao nosso redor.

Saiba mais sobre a Ecossis.

Fonte: megacurioso.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery