Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis iniciou Projeto de Educação Ambiental na região da Usina de Tucuruí

0

A Ecossis inicia mais um projeto com a Eletronorte, no estado do Pará.

Ciente do seu compromisso com o meio ambiente e com as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Tucuruí, a Eletronorte firmou parceria com a Ecossis Soluções Ambientais, para realizar o Programa de Educação Ambiental, atividade complementar que auxilia o processo de licenciamento ambiental da Usina, que vem sendo realizado desde o ano 2000.

O PEA ( Programa de Educação Ambiental) atual vai abranger os 12 municípios da área de influência da Usina e tem como  público-alvo as escolas e comunidades da região.

Durante o primeiro ano do programa, as ações deverão ser desenvolvidas em todos os municípios,  seguindo um plano de trabalho detalhado e ao final haverá uma avaliação para buscar melhorias no processo de apoio à educação ambiental regional.

Etapas de  desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental:

A primeira etapa do PEA foi divulgar o mesmo junto às comunidades e  estudantes da rede municipal de ensino dos municípios da área de influência da UHE Tucuruí, para isso, a equipe técnica da Ecossis cumpriu, de 20 de janeiro a 1º de fevereiro, uma agenda de visita aos municípios a montante e a jusante da região do Lago de Tucuruí.

Na ocasião, a equipe reuniu-se com representantes das prefeituras municipais de Tucuruí, Novo Repartimento, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga (montante), Cametá, Limoeiro do Ajuru, Igarapé Miri, Mocajuba e Baião (jusante).

Os encontros foram importantes para a definição do Plano de Ação para a Educação Ambiental a ser realizado pela Ecossis e promovido pela Eletronorte, juntamente com os estudantes das regiões de influência , além das prefeituras dos 12 municípios a jusante e a montante da Usina.

Como resultado dos encontros foi definido que o projeto a ser desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino, contará também com o envolvimento das secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente e de Agricultura ou Desenvolvimento Rural.

O escopo do projeto conta com ações variadas de educação ambiental, como a realização de oficinas educativas e de capacitação, palestras de sensibilização, sessões de cinema, trilhas educativas, visitas técnicas aos acervos e projetos desenvolvidos pela Eletronorte, além de oficinas educativas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Alcobaça e Pucuruí-Ararão, sobre a cadeia produtiva de agricultura familiar e outras voltadas aos pescadores artesanais.

Quer saber mais sobre todos os projetos da Ecossis? Nos siga nas redes sociais!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *