Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Ferramenta de Mapeamento auxilia resgate de habitats de onças

0

Fundação Black Jaguar iniciou um projeto de incentivo a restauração e plantio de dois bilhões de árvores em áreas que, pela legislação brasileira, precisam ser recuperadas, como Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal. Esse plano surgiu da dificuldade de encontrar a raríssima onça-preta, uma variante da onça-pintada que deveria estar circulando na região, mas foi prejudicada pela destruição de seu ambiente natural.

O projeto, no entanto, enfrenta alguns problemas de viabilidade técnica para ser executado. Para que o projeto realmente alcance seu objetivo é necessário monitorar mais de 10 milhões de hectares do Corredor do Araguaia, um dos rios mais longos do país, com quase 2 mil quilômetros e presente em dois biomas.

O Map Builder, um conjunto de ferramentas de visualização de dados, foi a opção escolhida pela organização. Ele permite à Fundação Black Jaguar e a outras organizações, analisar dados e informações geográficas de forma simples e confiável, sendo uma de suas principais funções a criar mapas personalizados para seus interesses, e utilizá-los em aplicativos, permitindo a visualização geográfica de conteúdos e geração de dados estatísticos sobre o território de interesse.

mapeamento-black-jaguar-map-builder1Essa ferramenta vem sendo utilizada em diversos programas de restauração ambiental, no caso da Fundação Black Jaguar, a plataforma já possibilitou mapear 70% do corredor do Araguaia. De acordo com a própria organização, os primeiros resultados mostram que essa plataforma pode se tornar um pilar para o sucesso no planejamento das próximas atividades no corredor, como o planejamento da biodiversidade e a restauração das APPs do Araguaia.

Saiba mais sobre a Ecossis.

(fonte: wribrasil.org)