Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Descarte incorreto de lixo contamina lençol freático e afeta a saúde

O descarte incorreto de lixo contamina o lençol freático e afeta a saúde pública. O assunto foi tema da palestra de Ellen Dânia, superintendente de Resíduos Sólidos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), num dos painéis da Semana da Água. Dânia alertou então sobre os danos causados à população pelo descarte irregular de resíduos sólidos.

“As consequências destas práticas têm impacto direto na qualidade da água que chega ao consumidor e, consequentemente, na saúde pública. A contaminação dos mananciais favorece a transmissão doenças como hepatite, cólera e leptospirose, pela água”, afirma Dânia.

A Semana da Água foi um evento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). Entre os dias 21 e 26 de março ocorreram diversas atividades para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A programação contou com ações educativas e painéis técnicos.

Lençol freático 

Os resíduos descartados de forma irregular podem causar a contaminação de rios e águas subterrâneas. Então, a superintendente Ellen Dânia explicou que isso acontece por causa da grande quantidade de metais em lixos eletrônico, hospitalar e industrial. Sendo assim, Dânia destacou que esses materiais provocam um alto risco de comprometimento da qualidade das águas do rio.

Além disso, a superintendente alertou para os danos à saúde, pois é do mesmo rio  que será captada a água para o consumo humano. Assim, quando o resíduo é despejado no solo de forma inadequada o lençol freático é contaminado. Então Dânia pontuou que a contaminação do solo é agravada pela decomposição do lixo, que origina o chorume.

“A composição desse líquido varia de acordo com o tipo de matéria orgânica que o originou. Então, se não existir nenhum sistema de captação e tratamento do chorume, o líquido entra em contato direto com o solo, podendo acarretar em contaminação do lençol freático. A água uma vez contaminada deverá ser tratada antes do uso”, afirmou.

Solução

Uma das possíveis soluções para evitar a contaminação do solo com o descarte irregular de resíduos é alogística reversa. Pois esse sistema prevê determinações para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos que reciclam embalagens após o uso pelo consumidor.

O Governo de Goiás está desenvolvendo um projeto para implantar a logística reversa no estado. E a meta com o projeto é reduzir 20% do descarte em aterros de Goiás.

*Com informações do Governo de Goiás

 

Fonte: Sagres

Leia a notícia original em https://sagresonline.com.br/descarte-incorreto-de-lixo-contamina-lencol-freatico-e-afeta-a-saude/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery