Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Poluição por plástico custam U$2,5 trilhões ao Mundo por ano

A poluição marinha por lixo plástico impõe mudanças perigosas ao equilíbrio dos oceanos e para a própria economia mundial. Os custos resultantes dos seus efeitos negativos sobre os ecossistemas marinhos somam impressionantes US$ 2,5 trilhões — por ano — segundo um estudo publicado no Boletim da Poluição Marinha. 

Na prática, esse valor representa todas as perdas e danos causados aos serviços ambientais importantes que o mar fornece, como a produção de oxigênio e alimentos, armazenamento de carbono e a manutenção do equilíbrio térmico no mundo.  

Uma compreensão sólida do impacto ecológico, social e econômico do plástico marinho é essencial para fornecer subsídios para uma negociação global eficaz e eficiente em relação ao uso, manejo e descarte sustentável do plástico, um material com muitos benefícios e de amplo uso, defendem cientistas e pesquisadores. 

Estudos já realizados estimam que, cada tonelada de resíduo plástico reduz em US$ 33.000 o valor ambiental dos serviços ecossistêmicos marinhos. Estima-se que 8 milhões de toneladas de poluição plástica entram nos oceanos do mundo a cada ano. A multiplicação dos fatores gera, como se vê, um resultado indigesto. poluição por plástico

 

Os estudos globais, revisados por cientistas e pesquisadores, reúnem mais de 1190 dados sobre poluição marinha por lixo plástico e apresentam estimativas sobre os impactos globais na ecologia, sociedade e economia. As estimativas não levam em conta os impactos diretos e indiretos sobre as indústrias de turismo e transporte, nem sobre a saúde humana. 

Há ainda muita coisa que os cientistas desconhecem sobre a poluição plástica, mas o que eles já sabem é suficiente para indústrias, cidadãos e tomadores de decisão repensarem sua produção e consumo. 

 

Fonte: senhoreco.org

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery