Visando conhecer melhor o consumo não só de água, como de energia, o Porto de Ilhéus foi cadastrado no programa AGUAPURA. O conhecimento do consumo desses recursos se constitui em fator importante para a racionalização do seu uso permitindo tanto ganhos ambientais como econômicos. Em junho/2020 o Porto de Ilhéus deu início ao lançamento dos dados de consumo de água e energia no sistema AGUAPURA.
O sistema AGUAPURA VIANET foi desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e vem sendo utilizado por dezenas de usuários para acompanhar o seu consumo de água há mais de 12 anos, entre instituições públicas e privadas. Ele permite que todos os usuários de uma edificação possam acompanhar o seu consumo de água diariamente, assim é possível identificar rapidamente os eventos que provocam desperdícios e perdas, permitindo economias significativas. (AGUAPURA, 2020).
Referente a movimentação de cargas no Porto de Ilhéus, foi realizada uma análise dos últimos dez anos, o que permitiu perceber que houve um aumento da movimentação de cargas no primeiro semestre de 2020, em relação aos últimos três anos (gráfico abaixo). Com a execução do PCA a partir de março/2020 pode-se citar também o aumento do acompanhamento das atividades operacionais no Porto.
Um próximo passo será a implementação da Agenda Ambiental Institucional do Porto de Ilhéus. Na Agenda consta entre os indicadores, o Índice de Desempenho Ambiental – IDA da ANTAQ, que servirá como uma ferramenta para auxiliar no planejamento das atividades. Este programa encontra-se em análise pela CODEBA.