img
welcome img

A Ecossis

A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.

Contamos com uma equipe técnica e operacional interna e multidisciplinar formada por profissionais de diversas áreas como, direito, arqueologia, biologia, economia, engenheiras, geografia, geologia, jornalismo,oceanografia e etc.

Nossas soluções  buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.

Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.

MISSÃO, VALORES E VISÃO

Missão

Fornecer soluções ágeis e eficientes na área ambiental, que sejam economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.

Visão de futuro

Consolidar a internacionalização no mercado africano, mantendo o crescimento no mercado da América Latina.

Valores

Ética
Agilidade
Eficácia
Respeito ao meio ambiente e às pessoas
Compromisso com o resultado

Conheça Nossa História

Nossa história ilustra que desde a fundação, a Ecossis Soluções Ambientais cumpre seu papel social, institucional, ambiental e humanitário desenvolvendo programas de responsabilidade socioambiental por meio ações de conscientização na sociedade com base em seus valores.

  • A estreia no mercado de consultoria ambiental
    Este ano uma nova marca no mercado gaúcho da consultoria ambiental chegou para atender, como uma proposta diferente à uma crescente demanda da sociedade por soluções na área de meio ambiente. A Ecossis Soluções Ambientais foi idealizada e planejada pelos biólogos Gustavo Duval Leite e Juliano de Souza Moreira, com a proposta de entregar soluções ágeis e eficientes em consultoria ambiental, alicerçado nos pilares que norteiam sua política, valores e princípios de trabalho, até hoje assegurados em todos seus projetos.

    A Ecossis nasceu da organização e proposta de trabalho que seus sócios já adotavam em seus projetos como profissionais autônomos. Os primeiros passos da empresa estavam motivados pela busca e crença no desenvolvimento sustentável, com base na legislação brasileira, e tendo a consciência da necessidade de agilidade e eficiência de seus clientes na realização de estudos ambientais, levando em consideração a viabilidade ambiental, social e econômica dos seus projetos.

  • Os primeiros contratos públicos
    No ano de 2007, a Ecossis ampliou seu nicho de mercado seguindo o planejamento estratégico na captação de projetos de contratos públicos. Como resultado, este ano rendeu seus primeiros projetos públicos, para a Prefeitura de Imbé e para o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (DMAE).

    Em Imbé, a empresa desenvolveu um importante projeto de Recuperação e Educação Ambiental do Município, chamado (REAMI), realizando o mapeamento das áreas degradadas num trecho de 15 km, evidenciando prejuízos paisagísticos, ambientais e turísticos para comunidade pesqueira e execução de ações de melhoria.

    Em Porto Alegre, para o DMAE, o qual projetava a futura ETE Sarandi nos limites da Freeway, foi confiado à Ecossis os Estudos de Impacto Ambiental  para o sistema de esgotamento sanitário de 10 hectares, que hoje trata 105.235m³/dia de efluentes na capital gaúcha.

    No Correio do Povo reportagem destacou o projeto da Ecossis:

  • Ampliando fronteiras além do RS, ingressando no mercado de Óleo & Gás
    Já em 2008, a Ecossis amplia sua atuação além dos limites do Rio Grande do Sul. Neste ano, foi contratada pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) para desenvolver os Programas Ambientais PBA da rede de gás da Serra Catarinense – uma das mais importantes ligações de gás natural do País com mais de 230 km, passando por 16 municípios e com consumo potencial de 119 mil m³/dia.

    Em Porto Alegre, foi destaque, junto com outros, o contrato com a também empresa de gás – Sulgás  para a realização de estudos ambientais na rede subterrânea de 160km da capital gaúcha, onde foram realizados o levantamento da vegetação, bem como o acompanhamento ambiental das obras.

    No Jornal do Comércio o destaque para o projeto da Sulgás:


    Nessa época a empresa já contava com mais de 10 colaboradores internos e diversos consultores espalhados pelos diversos estados que a empresa começava a atuar.

  • Nos três anos de atuação, vem a expansão nacional
    A Ecossis completou três anos em ritmo de expansão nos mercados do RS, SC, PR, SP, ES e MS. Em 2009, a empresa fechou contrato com a empresa Ventos Sul Energia para monitoramento ambiental do Parque Eólico de Osório. Também foram destaques na carta de clientes marcas como DNIT, Eletrosul, DMAE, GEA, Suncoke, além das Prefeituras de Porto Alegre, Xangri-lá, Feliz e Arroio Grande. 

    Ainda neste ano o eixo social da empresa começa a ter mais representatividade com apoio à espetáculos culturais, somando-se aos projetos culturais internos já desenvolvidos, como a Campanha do Agasalho. No ano de 2009, a Ecossis foi também patrocinadora do espetáculo teatral “Água e o Desenvolvimento Humano”, realizado por crianças, adolescentes, famílias, idosos e funcionários da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), do Centro Regional Norte, durante a 55ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

    Destaque no Jornal Correio do Povo na coluna da jornalista Denise Nunes:

  • O ano das Hidrovias e do Setor de Energia
    Com seu planejamento estratégico e plano de negócios como pano de fundo, em 2010, a Ecossis crescia celeremente.

    Este ano foi um dos mais importantes na trajetória da empresa onde foram realizados importantes projetos como o PACUERA da UHE Passo São João, para Eletrosul; Planos de Manejo de diversas Unidades de Conservação; o Plano Ambiental para diversos municípios do RS; além de outros projetos.

    Um dos mais importantes da história empresa, também ocorreu em 2010. A empresa fechou contrato com a Superintendência de Portos e Hidrovias do RS (SPH) para execução dos estudos ambientais de mais de 450 km de hidrovias do Rio Grande do Sul.

    Destaque no Jornal Zero Hora em 05 de março de 2010:

  • Aniversário de cinco anos com nova sede e novos serviços
    A empresa comemorou cinco anos de atuação de casa nova no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A nova sede foi preparada para absorver um número maior de funcionários, além de estar equipada com auditório para treinamentos, cursos e palestras. 

    Outra novidade deste ano, que buscava manter a agilidade e eficiência nas entregas de seus projetos foi a instauração do setor de Arqueologia, a qual era uma nova exigência e gargalo para seus projetos.

    Ainda em 2011, foram desenvolvidos projetos sobre os impactos nas obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis para INFRAERO; além da execução do Programa de Resgate de Ictiofauna da Pequena Central Hidrelétrica João Borges, da Eletrosul; e do projeto para o Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, no Ceará, para o ICMBIO.

    Destaque para os cinco anos da Ecossis no Correio do Povo:

  • Rumo ao continente Africano e a estreia na área de qualificação profissional
    Em 2012, a Ecossis fincou bandeira em Luanda, capital da Angola. A oportunidade internacional surgiu após um convite do SEBRAE para compor uma comitiva de empresas para representarem o Brasil e apresentarem seus instituições e propostas durante o evento RIO+20. Na ocasião que se obteve contato com representantes de diversos governos africanos e em especial de Angola. 

    No mesmo ano, a empresa iniciou e concluiu suas negociações para aquisição, por meio de uma Joint venture, de 51% da consultoria angolana Astracã, assumindo sua gestão e adquirindo o controle societário.

    Por aqui, ampliou portfólio da empresa entrando no ramo de qualificação profissional, oferecendo em parceira com a recém criada empresa Ecossis Cursos, cursos de capacitação na área ambiental.

    O grande destaque de projeto deste ano foi a implementação do Plano Básico Ambiental para a Barragem Arvorezinha, no município de Bagé. O contrato de mais de dois milhões, representou um expressivo incremento na empresa, tanto financeira como técnico.

    A nova unidade em Angola foi destaque no jornal Zero Hora:

  • Projetos pelo Brasil à fora e a conquista do ISO9001
    A Ecossis, na busca constante pela excelência, foi atrás de uma certificação de qualidade para seus processos de produção. Tendo conquistado a ISO9001 ainda em 2013.

    Em São Paulo, iniciou um dos primeiros grandes projetos de arqueologia, tendo sido contratada pela COPEL para execução do Programa de Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial Direcionado à Linha de transmissão 500 kV Araraquara II. 

    Em Minas Gerais, a empresa desenvolveu importante estudo, para a Fundação Estadual de Meio de Minas Gerais (FEAM), a avaliação do impacto ambiental causados pelos efluentes industriais do setor têxtil na bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Tal projeto merece destaque pelo grande desafio ambiental, social e econômico.

    No Correio do Povo destaque para o diretor-executivo:

  • Atuação no mercado portuário e os negócios internacionais
    O ano de 2014 foi de grandes negócios. A Ecossis fechou contrato de R$ 4 milhões com o Porto de Santos, para ser responsável pelo estudo arqueológico para a ampliação dos diversos cais do porto. O contrato de cinco anos fez parte do licenciamento das obras e envolve uma equipe de multidisciplinar. 

    Neste ano, dando continuidade ao processo de internacionalização, o diretor-executivo da Ecossis, Gustavo Leite, a convite da União Europeia (UE) participou do “Encuentro de Cooperación Empresarial Multipaís sobre Infraestructuras, Medio Ambiente y Energia”, na Espanha, realizando diversos contatos com mercados da Europa e América Latina, dos setores de Infraestrutura, Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética. 

    Na África, a Ecossis desenvolveu para o condomínio industrial Trisax um estudo de impacto ambiental que foi entregue ao Ministério do Ambiente de Angola.

    Na Zero Hora a Ecossis é destaque pelo projeto para o Porto de Santos:

  • Ecossis vence licitações no setor de energia
    A Ecossis começou 2015 fechando novo contrato com a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) para serviços técnicos ambientais que visavam os licenciamentos ambientais das redes de distribuição de gás natural (RDGN) pertencentes à Sulgás. No mês de maio de 2015, a empresa venceu a licitação de mais de R$ 2 milhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

    Em agosto, a Ecossis conquista seu primeiro projeto de para empreendimento rodoviária. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) contratou a Ecossis para realização de estudos em trechos rodoviários de concessão da empresa com um total de mais de 300 quilômetros em distribuídos em diversas rodovias.

    Ainda em 2015, veio um novo contrato milionário, desta vez com a com a Secretaria Nacional da Aviação Civil para licenciamento ambiental de diversos aeródromos no Estado de Minas Gerais.

    No jornal O Sul o destaque para o contrato com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR):

  • A comemoração dos 10 anos da empresa chega com novos contratos
    Em 2016, a Ecossis completou 10 anos de atuação abrindo novamente as portas de sua sede no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, para uma grande confraternização de aniversário, onde recebeu diversos clientes e parceiros no coquetel.

    E para comemorar ainda mais, logo no começo do ano fechou contrato milionário com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), de Pernambuco, para a execução do Programa de Educação Ambiental e do Projeto Piloto de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas.

    Também foram destaques os projetos com atividades culturais e de educação ambiental para a Eletrobrás, em Praia Brava (RJ), que fez parte do Programa de Educação Ambiental – PEA da Eletronuclear; além do Projeto de mitigação de impacto sobre a fauna, contratado para a multinacional de energia e gás ENEL.

    Neste ano, a Ecossis ainda marcou presença com um estande exclusivo na 7ª Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia (Fiema Brasil), em Bento Gonçalves (RS). 

    No Jornal do Comércio, o jornalista Affonso Ritter destaca o projeto para a ENEL:

  • O ano do Instituto Ecossis
    Em 2017, nasceu o Instituto Ecossis com a proposta de promover ações de responsabilidade socioambientais da empresa para entidades carentes e beneficentes.

    Também foi o ano em que a Ecossis inaugurou os primeiros projetos de pesquisa e desenvolvimento – P&D, incentivando os funcionários, colaboradores e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos com cunho tecnológico para área de meio ambiente.

  • Continuamos construindo nossa história...

Nossos Clientes