Ano de inicio: 2021
Status: Ativo
Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento
Localização: São Leopoldo Estado: RS
Serviços Executados
Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Meio Ambiente – EIA/RIMA
BACIA DO RIO DOS SINOS GANHA ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL PARA PROTEÇÃO CONTRA AS CHEIAS
A região onde está localizada a bacia do Rio dos Sinos passa por um processo acentuado de expansão urbana e, por ter uma malha fluvial muito densa, algumas cidades enfrentam problemas de inundações. Diante deste cenário, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) identificou a necessidade de desenvolver Estudos de Impacto Ambiental na região.
Dando continuidade no processo, o órgão público lançou em 2021 a licitação que teve como vencedora a empresa Ecossis Soluções Ambientais. Os estudos para avaliar as interferências na região começaram a ser desenvolvidos em julho do mesmo ano pela equipe multidisciplinar da Ecossis, que atua nacionalmente há mais de 16 anos. As atividades ocorreram num percurso de 3.820 km² da bacia.
O levantamento licitado integra o Plano Metropolitano de Proteção Contra as Cheias da Bacia do Rio dos Sinos, que começou a ser idealizado em 2012. A primeira etapa foi concluída em 2018, com os estudos de alternativas e projetos para minimização dos efeitos das cheias, ao custo de R$ 3,6 milhões.
Os estudos seguiram uma ordem iniciada pela Identificação do empreendimento; Apresentação das alternativas técnicas e locacionais; Definição das áreas de influência direta e indireta, seguidos pelo Diagnóstico ambiental das áreas de influência; Elaboração de prognóstico considerando a implantação das alternativas técnicas, bem como a sua não implantação.
Também foi necessária a recomendação da alternativa proposta, a proposição dos programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos, além da proposição de programas capazes de minimizar e mitigar os impactos negativos da região, e potencializar os reflexos positivos.
Outros pontos importantes investigados foram os fatores socioeconômicos, que consideraram o histórico das relações entre o homem e a natureza na região, sem perder de vista de que se trata de uma população consolidada em área urbana em condições de vulnerabilidade socioambiental. A pesquisa ocorreu de forma dinâmica, concisa e objetiva entre os diversos grupos socioculturais ao longo do tempo, estabelecendo tendências e cenários e, considerando a cultura e as especificidades locais.
A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos
A bacia hidrográfica do Rio dos Sinos possui uma população com cerca de 1,3 milhões de habitantes (12% do RS), distribuída em 30 municípios, de acordo com dados do Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica Sinos (Comitesinos). O Rio dos Sinos é um dos principais do Estado e seus principais afluentes são os rios Paranhana, da Ilha e Rolante.
O levantamento dos impactos ambientais associados às diferentes alternativas de intervenção já esboçadas, subsidiará, juntamente com outros indicadores, a avaliação de prós e contras para cada cenário. Uma das grandes alterações visíveis na bacia do Rio dos Sinos, nas últimas décadas, é a perda de 70% dos seus banhados, e os impactos dessa redução de áreas úmidas são visíveis nos municípios da região, especialmente nos períodos de estiagem e enchentes.