Project Details

Ecossis atuou em readequação da Barragem Capané Engevix

CASES-nova-participações

Ano de inicio: 2021

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Barragem

Localização: Cachoeira do Sul  Estado: RS

Serviços Executados

Laudo de Cobertura Vegetal

A Ecossis realizou, em 2021, proposta de adequação da Barragem do Capané, no Município de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, distante 190km da capital do Estado. O atendimento consistiu na elaboração de diagnóstico do meio físico e biótico, ressaltando possíveis impactos relacionados com a implantação de empreendimento e a proposição de medidas compensatórias ou mitigatórias. 

Durante a avaliação, a Ecossis apresentou um resumo das condições do meio físico, entre eles o laudo de cobertura vegetal, que destacou pontos como o levantamento da flora ocorrente na área da intervenção; descrição e classificação dos ecossistemas na área de intervenção; levantamento da cobertura vegetal existente ao longo da área total do terreno; relações das espécies vegetais existentes ao longo da área total do terreno, sejam elas nativas ou exóticas; e levantamento detalhado com relação à existência, ao longo da área total do terreno, de indivíduos pertencentes a espécies imunes ao corte, bem como às ameaçadas de extinção conforme legislação ambiental vigente).  

Já o laudo da caracterização da fauna levantou apontou a metodologia utilizada para identificar a fauna observada; a descrição e classificação dos ecossistemas na área do empreendimento; a descrição do animal indicará a determinação taxonômica (família, gênero e espécie), o número de indivíduos observados e a presença de ninhos ou tocas; e a relação das espécies de animais observadas na área do projeto que constarem na versão atualizada da Lista Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção. O documento demonstrou, ainda, a avaliação de impactos e medidas de compensação e mitigação.  

Em 2016, devido às chuvas, houve a necessidade de uma intervenção para garantir a integridade da barragem e manter o nível nos parâmetros normais, através de canais que aumentaram a vazão impedindo que a “taipa” rompesse causando danos e prejuízos imensuráveis, além de alagamentos em um raio de 15 km, conforme estimativa do próprio instituto. Verificou-se que, além da necessidade urgente da execução do vertedor, a realização de uma reforma/reforço do maciço para resguardar a estabilidade do sistema. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery