Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) organizou uma série de atividades para o público interno e externo no período de 05 a 07/06/2022, com apoio da sua contratada Ecossis Soluções Ambientais, no âmbito do Programa de Educação Ambiental (PEA), que faz parte do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto de Ilhéus.
No dia 05/06 foi montado um stand com atividades educativas relacionadas aos impactos dos resíduos plásticos sobre a fauna marinha. O stand foi montado no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa e contou com a participação das pesquisadoras do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI/UESC).
No dia 06/06 os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun visitaram o Porto de Ilhéus. No período da tarde, especialistas do Projeto Baleias na Serra realizaram a palestra “Da poluição à solução: Lixo marinho e poluição plástica” para os trabalhadores portuários.
No dia 07/06 foi realizada limpeza na praia do Malhado com participação de alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa e dos trabalhadores do Porto de Ilhéus, incluindo funcionários da CODEBA. A ação conseguiu retirar da praia 120kg de resíduos sólidos.
Durante os dias de atividades houve distribuição de brindes como ecobags e caixa de som feita de fibra de palha de trigo e plástico reciclado na fiação interna.
Essa ação contribui para aproximar a CODEBA, não apenas da comunidade portuária, como também da comunidade no seu entorno, além de sensibilizar o público para a problemática dos resíduos plásticos sobre o ecossistema marinho.
O projeto elaborado e em execução pela Ecossis para a Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, visa adequar o Plano de Controle Ambiental – PCA para o pleno cumprimento das condicionantes ambientais, além de prestar apoio técnico à gestão ambiental do Porto Organizado de Ilhéus/BA.
Foi dividido em 2 fases, sendo que a Fase 1, já concluída, foi a realização da adequação do PCA do Porto Organizado de Ilhéus às recomendações do Parecer Técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA e do Plano de Gestão Ambiental – PGA. A fase 2, que iniciou em março de 2020, trata da implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação.
A realização do Programa de Educação Ambiental é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.