Saiba Mais

Ecossis monitora ictiofauna nas UHEs da CERAN

Ecossis monitora ictiofauna nas UHEs da CERAN

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025, a Ecossis Soluções Ambientais realizou mais uma campanha de campo do Projeto de Monitoramento da Ictiofauna das Usinas Hidrelétricas operadas pela CERAN (Companhia Energética Rio das Antas).

A atividade foi conduzida nas UHEs Castro Alves (Nova Roma do Sul/RS), Monte Claro (Veranópolis/RS) e 14 de Julho (Cotiporã/RS), com o objetivo de acompanhar as alterações na estrutura da comunidade de peixes (ictiocenose) ao longo do tempo, durante a operação dos empreendimentos hidrelétricos.

O monitoramento é realizado em 9 pontos de coleta, onde são aplicadas metodologias como redes de espera, espinhel, peneirão e tarrafa para captura das espécies. A equipe registra parâmetros ambientais com auxílio de sonda multiparâmetros, incluindo temperatura da água, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido e transparência.

Além da identificação das espécies, são coletados dados de biometria, biomassa e conteúdo estomacal, diagnóstico macroscópico das gônadas (para avaliação do estágio reprodutivo) e análise da presença de espécies exóticas ou espécies bioindicadoras.
A equipe responsável pela atividade de campo foi composta por Débora Antonetti, Janaína Rosa e Fernando Gil,.

Este tipo de monitoramento é essencial para a avaliação da flutuação das populações frente aos barramentos e direcionamento de medidas de mitigação e manejo, promovendo a sustentabilidade dos empreendimentos e a conservação dos ecossistemas aquáticos.

 

 

Leia mais notícias aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery