
Ano de inicio: 2021
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:Usinas Hidrelétricas – UHEs
Localização: Nova Roma do Sul, Anta Gorda e Cotiporã
Estado: RS
Serviços Executados
Entre 2021 e 2022, a Ecossis percorreu os reservatórios das usinas hidrelétricas Castro Alves, Monte Claro e 14 de julho, no Complexo CERAN, para monitorar a ictiofauna e o ictioplâncton. Foram realizadas campanhas semestrais e mensais, amostrando nove estações diferentes.
A cada etapa, os dados limnológicos e biológicos revelaram padrões de variação da fauna aquática. Os relatórios apresentaram análises sobre composição de espécies, dinâmica populacional, ciclo reprodutivo, ovos e larvas de peixes, além de indicadores sobre o estado de conservação.
Esse trabalho possibilitou compreender a relação entre os fatores ambientais e as comunidades aquáticas locais, oferecendo subsídios técnicos para a gestão ambiental do complexo hidrelétrico.