Ano de inicio: 2013
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgãos Públicos
Localização: Bagé Estado: RS
Serviços Executados
A Ecossis, empresa de Consultoria Ambiental, foi contratada pela Prefeitura de Bagé-RS, para realizar a implantação do Programa de Sinalização Ambiental,na área de influência da Barragem de Arvorezinha, localizada em Arroio Piraizinho.
A intensa manipulação e transporte de substâncias químicas ao longo das rodovias e ferrovias, constituem uma atividade de risco e podem gerar acidentes ambientais. Por risco entende-se a probabilidade ou frequência esperada de ocorrência dos danos decorrentes da exposição às condições adversas ou a um evento indesejado e, por acidente ambiental, entende-se o evento ou sequência de eventos de ocorrência anormal, que resulta em consequências indesejadas ou algum tipo de perda, dano ou prejuízo pessoal, ambiental ou patrimonial.
Neste contexto, considerando a proximidade da Barragem da Arvorezinha, que foi implantada pela Prefeitura de Bagé em Arroio Piraizinho, à BR-293 e as estradas de acesso ao empreendimento, especialmente a estrada da Arvorezinha, fez-se necessária a implantação do Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes.
O Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes teve como objetivo principal promover atendimento aos eventos acidentais na área do entorno do empreendimento, assegurando uma resposta imediata em incidentes/acidentes com produtos perigosos, além de promover ações, tanto de prevenção quanto de atendimento emergencial, neste caso na hipótese de poluição acidental desses produtos, gerenciando situações de crise e reduzindo situações de risco.
O escopo metodológico de trabalho desenvolvido para este projeto, abordou as seguintes etapas:
- Identificação dos trechos críticos: Para tal identificação, foram realizados levantamento das características funcionais e de projeto das rodovias; o levantamento das condições operacionais das vias; e o levantamento das condições ambientais da área alvo.
- Levantamento do tráfego de produtos perigosos: Realizou-se a classificação do tipo de tráfego, onde foram identificados os principais trechos de consumo ou fabricação de insumos perigosos.
- Identificação dos sistemas de controle e atendimento existentes: Identificação das unidades componentes contendo todos os dados de relevância.
- Avaliação do sistema de controle existente: Consideramos os condicionantes ambientais, as soluções propostas no projeto de engenharia e o quadro vigente dos operadores governamentais e privados, no tratamento das questões relativas ao transporte de produtos perigosos.
Após a execução plena do Programa de Sinalização Ambiental, foi apresentado relatório contendo, em detalhes, todas as etapas do escopo de trabalho e foram propostas tanto Medidas Estruturais de Segurança, de Caráter Preventivo, quanto Medidas de Segurança, de Caráter Corretivo.