Produzir sapatos feitos de plástico retirado dos oceanos é a nova aposta de sucesso da marca Adidas, que transformou milhões de garrafas plásticas descartadas indevidamente em tênis de corrida de alto desempenho.
Com 11 garrafas recicladas, é possível produzir um par de tênis de corrida pra lá de futuristas, incluindo na confecção da peça o revestimento dos calcanhares, das capas dos forros das meias e o design externo.
Conheça o Eco-tênis UltraBoost
A Adidas está, desde 2015, pensando em como tornar seus produtos mais sustentáveis e já se comprometeu a parar de usar sacolas plásticas em suas 2.900 lojas de varejo espalhadas pelo mundo, com o objetivo de economizar 70 milhões de sacolas plásticas por ano, trocando-as por sacolas de papel em sua rede de filiais.
Apesar dos tênis terem um preço de até US$ 220 (R$ 850) por par, o feedback dos consumidores tem sido bastante positivo, valorizando seu design leve, moderno e durável.
A marca também conseguiu se conectar de forma bem-sucedida com os consumidores, mostrando que eles estão preocupados com o crescente aumento da quantidade de plástico nos oceanos; e que estes estão dispostos a pagar um pouco mais caro para comprar produtos personalizados e eco-friendly.
Além da linha de calçados, a empresa também produz camisetas de material reciclado, como as utilizadas pelos jogadores da Liga dos Campeões, para clubes como o Bayern de Munique, da Alemanha.
Essa maneira inovadora de reutilizar o plástico pode não parar apenas nos eco-tênis, pois o material pode ser triturado e transformado em fibras que podem ser tecidas em uma infinidade de produtos diferentes, como móveis e decks.
A Adidas planeja produzir todos os seus produtos com plástico reciclado até 2020 – uma excelente iniciativa para ajudar o ecossistema. Esperamos que mais empresas sigam essa cartilha!
(fonte: razoesparaacreditar.com)