Project Details

prosenge

Relatório Ambiental do empreendimento CGH Bruna

prosenge

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Esmeralda  Estado: RS

Ecossis Soluções Ambientais, realizou a elaboração do RAS (Relatório Ambiental Simplificado) para empreendimento da Empresa Rio Frade, localizado no município de Esmeralda/Rio Grande do Sul.

Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, foi escolhida pela Rio Frade Geração de Energia S.A. para realizar a elaboração de estudos ambientais (RAS) para obtenção da licença prévia do empreendimento CGH Bruna situado no Rio do Frade, localizado no município de Esmeralda/RS. 

O RAS (Relatório Ambiental Simplificado) é um estudo ambiental simplificado relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, sendo muitas vezes elaborado apenas com dados secundários e visitas a campo. 

Para que o processo de obtenção da licença prévia ocorresse com sucesso, foram realizados diversos serviços com finalidade de elaborar o RAS de acordo com as exigências dos órgãos ambientais fiscalizadores. Dentre elas: 

  • Expedições de campo para levantamento de dados primários;  
  • Caracterização do empreendimento;  
  • Encaminhamentos e acompanhamento das solicitações de certidões e declarações aos municípios e órgãos ambientais reguladores envolvidos;  
  • Diagnóstico ambiental 

Diagnóstico ambiental 

Este foi o estudo mais elaborado dentro do RAS, apresentou dados e análises sobre todos os aspectos estudados e de relevância para o empreendimento, contendo a descrição dos usos da água na área proposta para a implantação do empreendimento, avaliação da qualidade atual da água na área de influência do empreendimento, caracterização o uso do solo na área de drenagem do reservatório, laudo da cobertura vegetal da área de implantação do empreendimento, levantamento de fauna ocorrente na área de implantação e na faixa de preservação permanente, levantamento de fauna aquática da sub-bacia hidrográfica, identificação das unidades de conservação federais, identificação e avaliação dos impactos ambientais. 

Após a apresentando do RAS completo, foi elaborado o Plano de Controle Ambiental contendo as propostas das medidas mitigadoras e compensatórias aos impactos ambientais, Elaboração do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno e das Águas do Reservatório (PACUERA) e Elaboração do Plano de Monitoramento, contendo: Qualidade da água, Flora e fauna terrestre E Fauna aquática. 

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery