Saiba Mais

Compliance

O termo Compliance se refere a conformidade das atividades da empresa às leis e regulamentações, bem como às políticas e processos internos. A Ecossis implantou em seus processos internos práticas de Compliance, refletindo a postura clara da empresa no sentido da integridade, alinhando-se às exigências de mercado e repercutindo em qualidade e segurança nos serviços oferecidos à seus clientes. Nossa crença neste modelo fez com que lançássemos um serviço de Compliance Ambiental, direcionado à geração de valor aos seus clientes.

Por que e quando ele é necessário?

A inexistência de controles internos bem delineados, efetivos, com procedimentos operacionais padrão desenvolvidos e aplicados por funcionários treinados e comunicados frequentemente, aliado às complexidade de uma ambiente natural podem ser fatores que contribuem para a ocorrência de desastres ambientais.

Compliance é gestão de riscos!

A existência de um programa de conformidade ambiental pode ser visto, além de uma ferramenta de redução de custos, mas também como vantagem competitiva no mundo dos negócios, o que se alinha ao movimento global na área econômica.

Nosso programa de Compliance Ambiental, uma vez implementado, entrega uma melhora significativa na gestão de riscos ambientais, em custos e resultados, em imagem e acesso a mercados.

Como ele é feito?

O Programa de Compliance deve ser adequado ao tamanho e às necessidades de cada empresa, de modo a promover a observância das exigências legais ambientais, bem como servir como ferramenta na redução de riscos ambientais relacionados às suas atividades. Trata-se de um serviço consultivo de médio e longo prazo que entrega ao final, mais que uma política, mas uma cultura de gestão de riscos incorporada à empresa.

Qual a Legislação vigente?

PL 5442-2019 – Programas de Compliance Ambiental: Art. 1º. Esta lei regulamenta os programas de conformidade ambiental no âmbito das
pessoas jurídicas que explorem atividade econômica potencialmente lesiva ao meio ambiente.

Lei nº 12.187/09 – Política Nacional sobre Mudanças do Clima: critérios de preferência nas licitações para as propostas que propiciem maior economia de energia, água e outros recursos naturais e redução da emissão de gases de efeito estufa e de resíduos.

Lei nº 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos: um dos objetivos é a prioridade nas aquisições e contratações governamentais, para, p. ex., produtos reciclados e recicláveis.

Pilares

  • Padrões de conduta, código de ética, políticas e procedimentos;
  • Treinamentos e comunicação periódicos;
  • Análise periódica de riscos;
  • Procedimentos para pronta interrupção de irregularidades ou infrações detectadas e tempestiva remediação dos danos gerados;
  • Monitoramento contínuo para aperfeiçoamento na prevenção, detecção e combate à ocorrência de atos lesivos à Lei 9605/98.

Por que contratar a Ecossis?

Com o objetivo de levar aos nossos clientes as soluções mais atualizadas, estamos oferecendo a possibilidade de implantar o Programa de Compliance Ambiental, baseado em seus pilares e regimentos próprios. Nosso know-how em gestão ambiental, estudos técnicos de diversas complexidades, setores e magnitudes, permite que entreguemos uma visão sob a gestão de riscos ambientais bastante madura permitindo àqueles que aderem ao nosso programa absorverem o expertise de quem já atuou em mais de 500 projetos ambientais em todo o Brasil. O programa oferecido pela Ecossis refletirá uma imagem de vanguarda na área de Meio Ambiente para sua empresa.

Buscamos sempre desmistificar, padronizar, simplificando todo processo por meio de ferramentas informatizadas (Sistema Oikos) e atendimento personalizado.

Consute-nos.

Nossos Cases