Saiba Mais

Arroio Dilúvio recebe projeto inovador de biorremediação

Arroio Dilúvio recebe projeto inovador de biorremediação

Uma estrutura flutuante de cinco metros de largura foi instalada na foz do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, com o objetivo de remover poluentes, monitorar parâmetros ambientais, promover oxigenação da água e sequestrar dióxido de carbono (CO₂). A iniciativa utiliza a biorremediação por algas nativas e integra o Plano de Ação Climática da Capital.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e a empresa Heineken, dentro das ações voltadas à revitalização de arroios e sub-bacias no município.

A estrutura, chamada de caravela, foi desenvolvida pela startup Infinito Mare, especializada em soluções sustentáveis para ecossistemas aquáticos, e é uma das quatro soluções selecionadas pelo programa Heineken Floating Bar.

Com dimensões de 5 metros de largura, 3,4 metros de profundidade e 3,05 metros de altura, a caravela possui casco de polietileno de alta densidade, telas de malha para o crescimento controlado de algas, iluminação LED alimentada por energia solar e ancoragem projetada para estabilidade. A biomassa coletada pode ser destinada à produção de biofertilizantes, biogás ou outros bioprodutos, em um modelo de economia circular.

Segundo a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini, a capital avalia com a iniciativa a eficácia da biorremediação com algas, tecnologia já testada em outras cidades.

Além do Dilúvio, equipamento semelhante já foi instalado no Guaíba, nas proximidades do Pontal Shopping.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais notícias aqui. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery