O Governo Federal deu mais um passo estratégico no combate às mudanças climáticas ao anunciar sua adesão à Coalizão Internacional para Ação sobre o Metano Agrícola. A iniciativa é parte do Compromisso Global do Metano (Global Methane Pledge), liderado pelos Estados Unidos, com o apoio de mais de 150 países.
O foco da coalizão é a redução das emissões de metano no setor agropecuário, um dos principais responsáveis pelas emissões do gás no Brasil e no mundo. O país agora passa a integrar um esforço internacional voltado à implementação de soluções sustentáveis, tecnologias inovadoras e práticas agropecuárias de baixo carbono.
O metano é um gás de efeito estufa com potencial de aquecimento 80 vezes maior que o dióxido de carbono (CO₂) nos primeiros 20 anos após sua emissão. Por isso, sua redução é considerada essencial para alcançar as metas do Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a 1,5°C.
A adesão brasileira à coalizão está alinhada com os compromissos da Política Nacional sobre Mudança do Clima, bem como com os esforços do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em promover a transição ecológica e justa, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Essa iniciativa reforça o papel do Brasil como liderança ambiental global e cria oportunidades para o fortalecimento de parcerias internacionais, financiamento climático e inovação no campo.