A Ecossis Soluções Ambientais renovou contrato com a Votorantim Energia para realizar o monitoramento do Efeito Estroboscópico, também conhecido como Shadow Flicker, do Complexo Eólico Ventos do Araripe III, composto por quatorze parques eólicos, localizados na fronteira entre os estados de Pernambuco e Piaui
O monitoramento do efeito estroboscópico causado pela sombra dos aerogeradores eólicos (Shadow Flicker) tem como principal objetivo garantir a inexistência de impactos sonoros e visuais, de modo a garantir o conforto acústico e a preservação da saúde da comunidade local próximas aos aerogeradores. As residências, escolas e outros locais com permanência humana prolongada, deverão estar a uma distância dos aerogeradores que as mantenha livres de impactos sonoros e de efeito estroboscópico, provocados pela operação dos parques eólicos.
Além de realizar o monitoramento nos 14 parques do complexo, a Ecossis Soluções Ambientais também elaborou o Projeto de Mitigação dos impactos causados nas residências sob o efeito estroboscópico e ruídos na operação do Complexo Eólico Ventos de Araripe III, especificamente do parque VENTOS DE SANTO AUGUSTO VIII, com sede no município de Maracanaú, Estado do Ceará.
O projeto teve início em julho de 2019 e foi renovado em agosto de 2020 por mais 12 meses. No mês de setembro foi realizado uma campanha, onde foi aferida a modelagem da sombra dos aerogeradores e realizada entrevista com moradores residentes nas áreas dentro dos Parques Eólicos.