Saiba Mais

projetos ecossis

Esclarecimento e divulgação do patrimônio cultural no PR

Arqueólogos da empresa de consultoria ambiental, Ecossis Soluções Ambientais, realizarão a entrega de folhedos com informações sobre o patrimônio cultural dos municípios de Chopinzinho e Pato Branco.

 

Durante as atividades de campo realizadas pela equipe de arqueólogos da Ecossis Soluções Ambientais para o projeto de Avaliação de Imacto ao Patrimônio Arqueológico da LDAT 138 kV Chopinzinho – Pato Branco (autorizado pela Portaria IPHAN no. 01508.000892/2016-76), serão entregues folhetos ilustrativos contendo informações sobre o patrimônio cultural na Prefeitura de Chopinzinho, Deparptamento de Educação de Coronel Vivida, Departamento de Educação de Itapejara d’Oeste, Departamento de Educação de Bom Sucesso do Sul e Departamento de Educação de Pato Branco, bem como, aos proprietários na extensão do empreendimento, localizados nos municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Itapejara d’Oeste, Coronel Vivida e Chopinzinho, entre os dias 10 de junho a 15 de julho de 2019.

O objetivo dessa divulgação é de informar a população a necessidade de serem realizados estudos arqueológicos em obras que modificam o meio ambiente e demonstrar o potencial arqueológico da região. Estas ações estão de acordo com o projeto aprovado pelo IPHAN, em consonância com a Instrução Normativa no 1/2015 e Portaria IPHAN no 908/2016.

Nosso Patrimônio!

Segundo a Constituição de 1988, em seu artigo 216, parágrafo 5o, os bens materiais e imateriais sob a proteção do Poder Público (obras, monumentos, documentos, locais de valor artístico e histórico e paisagens naturais), constituem “Patrimônio Cultural Brasileiro”: Art. 216 – Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tombados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais se incluem: (…) Parágrafo V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, é o órgão que fiscaliza e protege os sítios arqueológicos, conforme a Lei no 3.924/61. Contudo, é nosso dever como cidadão proteger e conservar o Patrimônio Cultural Brasileiro, para toda a humanidade e para as gerações futuras, localizados dentro de seu município ou região, considerados patrimônio mundial de toda população do planeta.

O município de Bom Sucesso do Sul possui seis sítios arqueológicos, o de Chopinzinho nove sítios arqueológicos e, o de Itapejara d’Oeste dois sítio arqueológico. Ressalta-se que nenhum deles está próximo da Linha de Transmissão avaliada, contudo, indica que novos achados são passíveis de serem identificados pela equipe de arqueologia.

Além disso, os diversos patrimônios culturais dessas cidade devem ser preservados, confira os exemplos abaixo:

Cachoeira Linha Borges

Cachoeira Linha Borges (Fonte: Ecoturismo em Coronel Vivida .)

Cachoeira Linha Borges

Escola Municipal Coronel Santiago Dantas, foto de 1946. Fonte: RIEDI, R.

Igreja Matriz

Igreja Matriz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Caso você encontre material arqueológico na sua região, favor contatar a Superintendência do Iphan em Paraná (Telefone: (11) (41) 3264-7971 / e-mail: [email protected]), para que profissionais possam estuda-los adequadamente.

Lembre-se:

Proteja a área para que ninguém destrua o sítio;

Nunca tire o material do local;

Comunique o IPHAN, se possível mostrando sua localização e foto.

 

VOCÊ É O GUARDIÃO DA NOSSA CULTURA!

 

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery