Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Usina irá transformar lixo residencial em energia elétrica

O Brasil caminha rumo à sustentabilidade e, desta forma, São Paulo já está construindo sua primeira usina que transforma lixo em energia elétrica, com estimativa de ser inaugurada no final do próximo ano. O empreendimento que levará o país a um nível mais próximo da sustentabilidade será instalado na cidade de Palmital, a cerca de 400 quilômetros da capital e fará parte, a princípio, de outros 13 municípios da região.

Os resíduos serão coletados de aproximadamente 150 mil casas, que resultará na geração de 144 MW/dia, o suficiente para suprir a demanda energética de quase 30 mil residências, o que resultará na geração de 144 MW por dia, o suficiente para suprir a demanda de energia elétrica de quase 30 mil casas por ano.

Entenda como funciona o processo – Youtube/Reprodução

Sem dúvidas, as principais vantagens da usina que transforma lixo em energia são menos resíduos e mais economia na conta de luz para os moradores dos municípios. De acordo com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), responsável pelo projeto, o desenvolvimento da usina evitará o descarte de quase 94 mil toneladas de resíduos por ano em aterros sanitários.

Cinzas dos resíduos podem gerar outros produtos

Em relação ao processo de incineração de energia, a outra parceira do projeto da usina que transforma lixo em energia elétrica, concessionária BAL-CIVAP, garantiu que as cinzas geradas pela transformação do combustível derivado de resíduos em gás não são maléficas ao meio ambiente.

As cinzas geradas também podem ser reaproveitadas para fazer tijolos e massa asfáltica. Segundo o presidente da Carbogás Energia, executora do projeto e detentora da patente, Luciano Reis Infiesta, a empresa receberá o lixo in natura, realizará a trituração, desidratação e criação de um combustível que será posteriormente transformado em gás.

Esta será a primeira vez que uma usina é desenvolvida utilizando tecnologias enquadradas nos 12 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estes objetivos compõem um plano mundial da ONU para melhorar a sustentabilidade do planeta até 2030.

Outro município de SP será contemplado com tecnologia de pirólise

O município de Tupã, no estado de SP, receberá no começo do próximo ano, uma máquina israelense que conta com tecnologia de pirólise. A máquina utiliza o lixo para produzir gás, energia elétrica e uma diversidade de óleos. O equipamento esteve no município durante o mês de novembro e a iniciativa servirá como base para outros municípios do país.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery