Project Details

Ecossis implanta o PGRS para o CREA-RS

Ecossis implanta o PGRS para o CREA-RS

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0037_LOGO-37-CREAM-RS-e1520018519501

Ano de inicio: 2014

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

A Ecossis implantou o PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o CREA do Rio Grande do Sul

A Ecossis foi contratada pelo CREA –  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul, para elaborar e executar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para sua sede localizada em Porto Alegre.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos constitui-se essencialmente de um documento que tem por finalidade a administração integrada dos resíduos por meio de um conjunto de ações de âmbito normativo, operacional, financeiro e planejado.

Este plano considerou aspectos referentes à segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, priorizando atender requisitos ambientais e de saúde pública. Além da administração dos resíduos, o PGRS tem como base a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados no prédio do CREA-RS.

O trabalho iniciou com um diagnóstico, embasado em dados resultantes de levantamentos de campo, através de questionário com empregados e funcionários do prédio, bem como a análise de amostragem dos resíduos produzidos.

Posteriormente foi empregado um método de Composição Gravimétrica para diagnosticar os resíduos. O estudo foi embasado conforme determinações da Lei Federal nº 12.305/2010 – POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

As práticas desenvolvidas serviram como suporte para a obtenção do diagnóstico da situação de coleta, administração e disposição final dos resíduos sólidos gerados no CREA-RS, bem como as análises e medidas adotadas para serem executadas, a fim de atender a legislação vigente.

Os resíduos sólidos apresentam características diversificadas, dependendo diretamente do processo o qual foi originado, bem como suas características, físico-químicas, biológicas, qualitativas e/ou quantitativas. Para o PGRS aplicado ao CREA-RS foram adotadas as definições de acordo a NBR 10.004/04 da ABNT.

Após a elaboração do PGRS, foi iniciada a implantação do mesmo, que durou um ano, contanto com diversas palestras e treinamentos dos técnicos da Ecossis para os colaboradores do CREA-RS.

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery