Project Details

Programa de Educação Socioambiental para a COPEL

Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial para COPEL

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0008_LOGO-9-COPEL-e1520947574494-2

Ano de inicio: 2018

Status: Iniciado

Tipo de empreendimento: Linha de Transmissão

Localização: Paraná  Estado: PR

Serviços Executados

Educação Patrimonial

Arqueologia Preventiva

Paipa e Raipa

Resgate Arqueológico

 Ecossis realizará para COPEL Programa de Educação Patrimonial e Arqueologia Preventiva 

A Ecossis foi contratada para realizar o Programa de Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial em 3 empreendimentos da COPEL – Companhia Paranaense de Energia, no estado do Paraná, referentes à linha de distribuição de energia. 

O objetivo deste projeto é o de cumprir todas as exigências legais cabíveis existentes sobre o Patrimônio Cultural e Arqueológico Brasileiro, de modo a assegurar o adequado licenciamento ambiental dos empreendimentos e maximizar a preservação do patrimônio histórico e cultural por meio de procedimentos intensivos e sistemáticos de avaliação, resgate e realização de atividades de Educação Patrimonial.

Os 3 empreendimentos abrangem mais de 10 municípios do estado do Paraná, cobrindo 164,6 km de linhas de distribuição, são eles:

01. LDAT 138KV Cascavel Norte – Ubiratã, possui a extensão de 64 km e compreende os municípios de Cascavel, Corbélia, Anahy e Ubiratã.

02. LDAT 138KV Chopinzinho – Pato Branco, possui extensão de 62,2 km e compreende os municípios Chopinzinho, Coronel Vivida, Itapejara D’Oeste, Bom Sucesso e Pato Branco.

03. LDAT 138KV Capitão Leônidas Marques – Realeza, possui a extensão de 38,4km e compreende os municípios Capitão Leônidas Marques e Realeza.

A execução deste programa arqueológico contará com a equipe técnica da Ecossis composta por  dois arqueólogos que são responsáveis pela elaboração e execução das atividades contempladas como a Preservação, Prospecção, Resgate, Salvamento e Monitoramento do Patrimônio Arqueológico e Educação Patrimonial. 

O investimento tem justificativa na crescente demanda por energia elétrica que acompanha as necessidades locais e regionais do Estado do Paraná. Tal medida permitirá desafogar a malha elétrica atual, constituindo decisivo reforço e garantia de abastecimento de energia com segurança e qualidade.

Saiba mais sobre as linhas de distribuição de energia no site da Copel: http://www.copel.com/hpcopel/transmissao/