Project Details

SulGás

Ecossis realizou Projeto de Educação Ambiental Verde-Azul da SulGás

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0028_LOGO-29-SULGAS-e1520947633172-1

Ano de inicio: 2018

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Oleoduto/Gasoduto

Localização: Porto Alegre  Estado: RS

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis realizou Programa de Educação Ambiental para SULGÁS, através do projeto Verde-Azul.

A Ecossis foi contratada, mais uma vez, pela SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul, para realizar o Programa de Educação Ambiental, através do Projeto Verde-Azul, que está inserido no seu Programa de Responsabilidade Ambiental desde 2010.

Desde seu ano de criação, em 2010, a Ecossis Soluções Ambientais vem participando de diversas edições, com a execução  de atividades em sala de aula com educadores profissionais da área, com formação superior e experiência comprovada em projetos de educação ambiental junto as escolas.

Nos anos de 2011, 2012 e 2013, o projeto Verde-Azul da SULGÁS foi desenvolvido no município de Porto Alegre. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 o projeto trabalhou com educação ambiental em 10 municípios: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Triunfo, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Gramado. Com exceção em 2018 que a cidade de São Leopoldo foi substituída pelo município de Novo Hamburgo.

As temáticas abordadas pelo projeto foram: gás natural e meio ambiente, recursos hídricos, gestão de resíduos e energia, sendo que a metodologia pedagógica proposta para trabalhar tais conteúdos é através de aula teórica, aula prática e saídas de campo.

A equipe de educadores da Ecossis Soluções Ambientais foi composta por 12 profissionais especializados na área ambiental, como Engenheiro Ambiental, Geólogo, Geógrafo e Biólogo, sendo orientados por uma profissional de pedagogia, divididos nas funções de coordenadores, educadores ambientais e assistentes.

O projeto Verde-Azul no ano de 2018 abrangeu cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e professores das comunidades escolares.

O projeto desse ano iniciou no mês de julho com o diagnóstico ambiental das escolas e da comunidade escolar. Os dados obtidos no diagnóstico compõem o cronograma das aulas com o objetivo de sensibilizar, ensinar, e reforçar a importância dos conteúdos previstos, possibilitando a ampliação das temáticas propostas, a relação direta dos temas com o cotidiano e potencializando o entendimento de nossa posição cultural/ambiental no mundo.

A edição de 2018 encerrará oficialmente no dia 22 de novembro, com um grande evento promovido pela SULGÁS, onde irá reunir todas as escolas em Porto Alegre. Na ocasião será anunciado o resultado do concurso de redação Verde-Azul entre outras atrações.

O grande destaque da edição deste ano foi a grande quantidade de homenagens recebidas pela equipe da Ecossis, durante apresentação das última aulas do projeto, onde as escolas, pais e alunos estão demonstrando o agradecimento aos educadores e a coordenadora pedagógica pelo trabalho de educação ambiental realizado ao longo desses 5 meses, através da confecção de cartazes, cartinhas e desenhos.

Abaixo cópia de algumas homenagens recebidas pela equipe da Ecossis durante as aulas de encerramento do projeto Verde-Azul da SULGÁS.

Carta de agradecimento do Clube Matemático EMEF São Miguel – Charqueadas/RS.


Depoimentos de alunos.


Depoimento de pais e familiares.

Parabéns a todos que participaram de mais uma edição do projeto Verde-Azul da SULGÁS.