Project Details

INFRAERO

Gerenciamento do Risco de Fauna para INFRAERO

INFRAERO

Ano de inicio: 2019

Status: Concluído

Tipo de empreendimento: Aeroporto Internacional de Bagé – Comandante Gustavo Kraemer

Localização: Bagé

Estado: RS

Serviços Executados

Monitoramento de Fauna

Contratada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, a Ecossis desenvolveu o Plano de Identificação do Perigo da Fauna – IPF e o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF no Aeroporto Internacional de Bagé, que opera apenas voos domésticos e está localizado a aproximadamente 10 km de distância da sede municipal.

O gerenciamento do risco de fauna tem por objetivo monitorar os impactos decorrentes da instalação e operação de empreendimentos sobre as comunidades biológicas adjacentes. Através dele, se torna possível avaliar e entender as alterações às quais estão submetidas as comunidades de fauna estudadas, e assim, planejar e colocar em prática ações que visam minimizar e mitigar problemas ambientais provocados por empreendimentos potencialmente impactantes.

No Plano de Identificação da Fauna elaborado pela Ecossis para o aeroporto internacional de Bagé foi abordado preliminarmente o problema, identificadas as espécies de fauna presentes no aeródromo e no seu entorno, embasando a definição das ações de mitigação. Na sequência, foi estruturado o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF, definindo metodologias e procedimentos de gerenciamento permanente do risco provocado às operações aéreas. Os trabalhos tiveram duração de 12 meses e foram realizados em conformidade com os requisitos legais estabelecidos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC nº 164/2014, de modo a minimizar o risco de colisões entre a fauna e aeronaves no sítio aeroportuário, mantendo o nível adequado de segurança.

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery