Project Details

INFRAERO

Gerenciamento do Risco de Fauna para INFRAERO – Aeroporto de Bagé

INFRAERO

Ano de inicio: 2019

Status: Em andamento

Tipo de empreendimento: Órgão público

Localização: Bagé  Estado: RS

Serviços Executados

Monitoramento de Fauna

Ecossis Soluções Ambientais realizará a Identificação e Monitoramento do Perigo e Risco de fauna do Aeroporto Internacional de Bagé – COMTE. Gustavo Kraemer (SBBG). 

Contratada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO, a Ecossis irá desenvolver o plano de Identificação do Perigo da Fauna (IPF) e o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna (PGRF) no aeroporto internacional de Bagé, localizado a aproximadamente 10 km de distância do centro de Bagé, que opera apenas voos domésticos.  

O Monitoramento do risco de fauna tem por objetivo monitorar os impactos decorrentes da instalação e operação de empreendimentos sobre as comunidades biológicas adjacentes.

Através dele, se torna possível avaliar e entender as alterações às quais estão submetidas as comunidades de fauna estudadas, e assim, planejar e colocar em prática ações que visam minimizar e mitigar problemas ambientais provocados por empreendimentos potencialmente impactantes.

No Plano de Identificação dFauna elaborado pela Ecossis para o aeroporto internacional de Bagé, será abordado preliminarmente o problema, onde, serão identificadas as espécies de fauna presentes no aeródromo e no seu entorno, trazendo embasamento para definição das ações de mitigação. 

Após a identificação da situação do perigo da fauna será estruturado o Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna – PGRF, definindo metodologias e procedimentos de gerenciamento permanente do risco provocado às operações aéreas do aeroporto. 

Os trabalhos terão duração de 12 meses e serão realizados em conformidade com os requisitos legais estabelecidos no regulamento brasileiro da aviação civil – RBAC 164/2014, de modo a minimizar o risco de colisões entre a fauna e aeronaves no sítio aeroportuário, mantendo o nível adequado de segurança. 

Open chat