Project Details

Montcalm

Monitoramento de Água Subterrânea para Montcalm em Rio Grande

Montcalm

Ano de inicio: 2018

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Comércio e Serviços

Localização: Rio Grande  Estado: RS

A Ecossis realiza o Monitoramento de Águas Subterrâneas, para a Fábrica de Tubos da Montcalm, localizada na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. 

O projeto de Monitoramento da Qualidade da Água, teve seu início em agosto de 2018 e seu término esta programado para fevereiro de 2020, é realizado através de Campanhas de Monitoramento de Água Subterrânea, em 05 piezômetros localizados na Fábrica de Tubos da empresa Montcalm.

Em atendimento as condicionantes da sua licença de operação, a Ecossis realizará para a empresa cinco campanhas de monitoramento. Este projeto contempla as seguintes atividades: 

Coleta de amostras de água em 5 piezômetros localizados dentro da empresa. As amostras são coletadas em baixa vazão, atendendo os novos requisitos de padrão da FEPAM, órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul.

Análise laboratorial das amostras, considerando os seguintes parâmetros ( Coliformes termotolerantes, Alumínio, alcalinidade total, Manganês, Cádmio, Chumbo, pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, Fósforo, Cobre, Zinco, Cloreto, Sulfato, Sódio, Potássio, Cálcio, Cromo, Flúor, Ferro, Nitrato, Nitrogênio total e turbidez e os elementos derivados de petróleo, PAH, TPH e BTEX; 

Os resultados das análises são em microgramas por litro, conforme CONAMA 396/2008, apresentados através de planilhas de monitoramento das águas subterrâneas, acompanhados do Laudo de Coleta e Amostragem; 

Apresentação da Cadeia de Custódia, Plano de Amostragem e Relatório de Ensaio para cada campanha.  

Este projeto tem o objetivo de avaliar as condições do corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com a legislação. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. 

Saiba mais sobre os empreendimentos da Montcalm (www.montcalm.com.br)