Project Details

Monitoramento de Ictiofauna para CEDAE do RJ

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-cedae

Ano de inicio: 2018

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Rio de Janeiro  Estado: RJ

A empresa de consultoria ambiental, Ecossis Soluções Ambientais, está realizando, para a CEDAE, monitoramento de ictiofauna na área de abrangência da barragem de Imunana/RJ. 

A CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos é responsável pela captação de água bruta, para fins de tratamento convencional para o abastecimento da população dos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói no estado do Rio de Janeiro.

Para monitorar quantitativamente e qualitativamente a Ictiofauna na área de abrangência da barragem de Imunana, a CEDAE contratou a Ecossis para realizar este monitoramento, que será feito através  da diversidade de espécies, reprodução, existência de espécies exóticas e nativas e a relação de crescimento de proporção entre as mesmas nos parâmetros tempo e espaço e ações de manejo. 

A contratação dos serviços de monitoramento da Ictiofauna, pelo período de 12 meses,  tem por objetivo atender à exigência do INEA, Instituto Estadual do Ambiente, para obtenção  da licença de operação da barragem.

Para a realização do monitoramento, realizado na área de Influência Direta (AID) da Barragem do Imunana, foi elaborado um plano de trabalho, onde são previstas 4 campanhas trimestrais, seguidas de relatórios individuais e um relatório final. 

O projeto que teve início no ano de 2018 ainda está em execução e até o presente momento, foram realizadas as atividades de captura de indivíduos e aferição das medidas biométricas.

Todos os peixes coletados são  identificados em campo e, sempre que possível, logo devolvidos à água. O encerramento do monitoramento se dará em Janeiro de 2020.  

Os dados coletados analisados são enviados para a avaliação espacial e temporal, considerando: a riqueza real e estimada; a abundância e abundância relativa, Índice de Captura por Unidade de Esforço (CPUE); a diversidade; e a similaridade.

Todos os parâmetros verificados entre as campanhas serão comparados  e avaliados,  afim de se  produzir gráficos que permitam visualizar o comportamento destas variáveis ao longo do monitoramento. 

 

Conheça outros projetos da Ecossis.