Project Details

Eletrosul

Pacuera para UHE São Domingos no Mato Grosso do Sul

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Construção Civil

Localização:   Estado: MS

Ecossis desenvolveu para a Eletrosul o Pacuera-Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório, da UHE São Domingos no MS.

A Usina Hidrelétrica de São Domingos instalada pela Eletrosul Centrais Elétricas esta localizada em Ribas do Rio Pardo e Água Clara no Mato Grosso do Sul.

Com uma potência de 48MW atende mais de 700 mil pessoas e produz energia a partir da transformação da energia potencial hidráulica em energia elétrica. Está implantada no rio Verde, entre os municípios de Água Clara (margem esquerda) e Ribas do Rio Pardo (margem direita), região nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul. É uma usina a fio d’água, ou seja, seu reservatório tem somente a função de manter o desnível necessário para a geração de energia.

A obra foi concluída em 2011 e a Ecossis realizou o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório (PACUERA), O monitoramento de Processos Erosivos do Reservatório e os estudos ictiológicos complementares da UHE São Domingos.

O Pacuera e demais estudos contemplaram:

Diagnóstico Preliminar ;
Elaboração de Mapas, Análise, Zoneamento e Proposta Preliminar;
Consulta Pública;
Consolidação do Plano e Projeto de Sinalização de APP – Área de Preservação Permanente.

Saiba mais sobre a UHE São Domingos em http://www.eletrosul.gov.br/


Saiba a importância do PACUERA

Em virtude da instalação de reservatórios artificiais para geração de energia, abastecimento da população e irrigação, uma nova Área de Preservação Permanente – APP é estipulada. A fim de manter a integridade deste novo corpo hídrico e garantir a preservação desta nova APP e de seu entorno, é necessário que seja realizada a gestão destas áreas.

O Pacuera é uma importante ferramenta de planejamento, controle ambiental e operacional que busca compatibilizar interesses diversos em relação à utilização das suas águas e dos solos no seu entorno, a fim de evitar a degradação do ambiente e maximizar benefícios socioeconômicos que poderão decorrer do empreendimento.

Open chat