Ano de inicio: 2018
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Unidade de Conservação
Localização: Costa Marques
Estado: RO
Serviços Executados
A Ecossis elaborou o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra dos Reis, pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO, visando atender as demandas das ações constantes do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental Integrado – PDSEAI.
Dentre as ações embutidas no escopo do PDSEAI, no eixo do Ordenamento Fundiário e Territorial, temos o componente de Apoio à consolidação de Unidades de Conservação Estaduais, que prevê a Contratação de Empresa para elaborar o Plano de Manejo do Parque Estadual Serra dos Reis como forma de apoio à Consolidação de Unidade de Conservação Estaduais (UCs).
O Parque Estadual Serra dos Reis encontra-se no grupo das unidades de Proteção Integral cujo objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais como se vê ipsi litteris: “Os Parques tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico”.
Localizado na região do Vale do Guaporé abrangida pelos municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé. Criado em 1995, este Parque abrange uma área de mais de 360 Km², protegendo importantes rios que alimentam a Bacia Hidrográfica do Guaporé. Próximo à Costa Marques possui florestas onde se pode encontrar palmeiras como açaí, muru-muru, babaçu, paxiúba e manchas de campos de várzeas que periodicamente estão inundados e, nas áreas mais elevadas, campos de terra firme. Fica a cerca de 680 km de Porto Velho e a 50 km de Costa Marques, com acesso pela RO-429 até o Km 10, de onde se segue por uma estrada de terra por quase 40 km.
A elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual Serra dos Reis, teve como referência o Roteiro Metodológico de Planejamento estabelecido pelo IBAMA, que visa:
- Dotar a UC com diretrizes atualizadas para o gerenciamento e manejo, possibilitando assim, que esta venha a atingir os objetivos para os quais foi criada;
- Definir objetivos específicos de manejo, orientando a gestão da UC;
- Promover o manejo da UC, orientado pelo conhecimento disponível e gerado;
- Estabelecer a diferenciação e intensidade de uso mediante zoneamento, visando à proteção de seus recursos naturais e culturais;
- Manter e/ou ordenar os usos apresentados até o momento, sempre que não se verifiquem conseqüências negativas advindas dos mesmos;
- Ordenar atividades de uso público, de forma que fique garantida a conservação dos recursos naturais da UC, a sensibilização dos visitantes para com a natureza e o retorno de benefícios para as populações locais;
- Integrar a UC com as populações vizinhas;
- Identificar fontes de recursos financeiros e orientar a aplicação dos mesmos na UC;
- Fortalecer a proteção da UC e ampliar o conhecimento sobre a mesma.
A execução do trabalho contou com uma equipe técnica especializada da Ecossis, com cronograma executado em 08 meses, levando em conta o tempo para entrega e aprovação final dos produtos.