
Ano de inicio: 2012
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento:
Linha de Transmissão
Localização: Cascavel Estado: PR
Serviços Executados
Ecossis executa Programa de Monitoramento de Aves, visando diagnosticar os riscos de colisão de Aves e Morcegos em Linha de Transmissão da Copel.
A Linha de Transmissão (LT) Foz do Iguaçu – Cascavel Oeste tem por finalidade interligar a SE Foz do Iguaçu-Furnas à SE Cascavel-Oeste-Copel, melhorando a confiabilidade do sistema elétrico do sul do país, criando uma alternativa para transportar a energia produzida em Itaipu.
A LT previu 115 km de extensão e 525 KV de potencia, projetando-se sobre oito municípios do Paraná.
Concluído em 2013, a Ecossis elaborou e executou para a Copel – Cia Paranaense de Energia, o Plano de Monitoramento do Risco de Colisão de Aves e Morcegos com a respectiva LT.
A Linha de Transmissão 525 kV Foz do Iguaçu – Cascavel Oeste está localizada no que é considerada a Mesorregião Oeste Paranaense. Com relação aos aspectos ecológicos, essa região abrange dois domínios fitogeográficosa: Floresta Ombrófila Mista e a Floresta Estacional Semidecidual, destacando-se pela transição entre esses dois biomas, o que confere à região alguns aspectos importantes por tratar-se de um local natural de tensão, de vulnerabilidade ecológica e de grande variabilidade de estoques genéticos.
As áreas por onde passa a linha de transmissão são habitadas por espécies adaptadas a ambientes alterados e impactados e a vegetação florestal do local encontra-se em estádios iniciais de regeneração, com matas ciliares restritas e vegetação alterada.
Este programa foi proposto em função da necessidade de verificar a existência da mortandade de aves e morcegos, por colisão ou eletrocussão em estruturas da linha de transmissão em questão (Linha de Transmissão 525 kV Foz do Iguaçu/Cascavel Oeste), avaliando a existência ou não e, em caso positivo, a magnitude deste impacto sobre indivíduos da avifauna e da quiropterofauna da área de influência do empreendimento.
Os objetivos do Monitoramento realizado para a Copel compreenderam: Identificar as possíveis causas de morte (colisão ou eletrocussão); Identificar as espécies que utilizam a Linha de Transmissão para descanso, forrageio e nidificação; Determinar possíveis diferenças entre os locais amostrados (diferenças espaciais); Determinar possíveis diferenças entre as diferentes épocas do ano (diferenças sazonais); Estimar se o impacto pode gerar perdas populacionais expressivas e Indicar a necessidade de medidas mitigatórias ou compensatórias e discorrer sobre as medidas mais apropriadas.
Saiba mais sobre os serviços da Copel em www.copel.com