Project Details

Programa de Sinalização Ambiental para Prefeitura de Bagé

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-BAGE

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Órgãos Públicos

Localização: Bagé  Estado: RS

Serviços Executados

Projeto de Sinalização Ambiental

A Ecossis, empresa de Consultoria Ambiental, foi contratada pela Prefeitura de Bagé-RS, para realizar a implantação do Programa de Sinalização Ambiental,na área de influência da Barragem de Arvorezinha, localizada em Arroio Piraizinho.

A intensa manipulação e transporte de substâncias químicas ao longo das rodovias e ferrovias, constituem uma atividade de risco e podem gerar acidentes ambientais. Por risco entende-se a probabilidade ou frequência esperada de ocorrência dos danos decorrentes da exposição às condições adversas ou a um evento indesejado e, por acidente ambiental, entende-se o evento ou sequência de eventos de ocorrência anormal, que resulta em consequências indesejadas ou algum tipo de perda, dano ou prejuízo pessoal, ambiental ou patrimonial. 

Neste contexto, considerando a proximidade da Barragem da Arvorezinha, que foi implantada pela Prefeitura de Bagé em Arroio Piraizinho, à BR-293 e as estradas de acesso ao empreendimento, especialmente a estrada da Arvorezinha, fez-se necessária a implantação do Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes. 

O Programa de Sinalização Ambiental e Redução de Acidentes teve como objetivo principal promover atendimento aos eventos acidentais na área do entorno do empreendimento, assegurando uma resposta imediata em incidentes/acidentes com produtos perigosos, além de promover ações, tanto de prevenção quanto de atendimento emergencial, neste caso na hipótese de poluição acidental desses produtos, gerenciando situações de crise e reduzindo situações de risco. 

O escopo metodológico de trabalho desenvolvido para este projeto, abordou as seguintes etapas: 

  • Identificação dos trechos críticos: Para tal identificação, foram realizados levantamento das características funcionais e de projeto das rodovias; o levantamento das condições operacionais das vias; e o levantamento das condições ambientais da área alvo. 
  • Levantamento do tráfego de produtos perigosos: Realizou-se a classificação do tipo de tráfego, onde foram identificados os principais trechos de consumo ou fabricação de insumos perigosos. 
  • Identificação dos sistemas de controle e atendimento existentes: Identificação das unidades componentes contendo todos os dados de relevância.  
  • Avaliação do sistema de controle existente: Consideramos os condicionantes ambientais, as soluções propostas no projeto de engenharia e o quadro vigente dos operadores governamentais e privados, no tratamento das questões relativas ao transporte de produtos perigosos. 

Após a execução plena do Programa de Sinalização Ambiental, foi apresentado relatório contendo, em detalhes, todas as etapas do escopo de trabalho e foram propostas tanto Medidas Estruturais de Segurança, de Caráter Preventivo, quanto Medidas de Segurança, de Caráter Corretivo.

Open chat