Project Details

RAS para Parque Eólico da Eletrosul

RAS para Parque Eólico da Eletrosul

Ano de inicio: 2012

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Usina Eólica

Localização: Santana do Livramento

Estado: RS

Serviços Executados

Relatório Ambiental Simplificado – RAS

Ecossis realizou estudos complementares para o Relatório Ambiental Simplificado – RAS de Parque Eólico da Eletrosul no RS.

A Ecossis realizou no ano de 2012 o RAS do Parque Eólico Coxilha Negra, localizado na cidade de Santana do Livramento no Rio Grande do Sul, cidade que fica na fronteira com o Uruguai.

O Relatório Ambiental Simplificado – RAS é uma das exigências do Ibama, órgão licenciador, para a obtenção do licenciamento do parque Eólico Coxilha Negra, que foi implantada em Santana do Livramento, pertencente à Eletrosul –  Centrais Elétricas.

A implantação do parque Eólico, com uma capacidade de 238MW, foi dividida em dez módulos, ocupando uma área total de 6.430,71 ha.

Os Estudos Ambientais visaram a complementação do RAS referente aos capítulos, Flora e Ecossistemas.

O Plano de Campo contemplou:
– Análise e definição em imagem georreferenciada dos pontos a serem percorrido em campo;
– Levantamento de Campo por meio de uma equipe com conhecimentos do Ecossistema do local e da vegetação.
– Classificação dos ecossistemas das Áreas de Influência Direta e Indireta (AID e AII), de forma georreferenciada, as diferentes unidades da paisagem existentes com geração de mapas ;
– Escalas de 1:50.000 e 1:25.000 para a AII e AID, respectivamente.
Foi fornecido a acuracidade dos mapas obtidos por meio do Índice Kappa e verdade-de-campo.

Para a Área de Influência Indireta – AII foi descrito as principais espécies vegetais nativas e exóticas com ênfase nas espécies vegetais raras, endêmicas e protegidas por lei, por espécie, classificadas por nível de ocorrência (local, regional ou nacional);
Para o levantamento da Área de Influência Direta – AID: Foi elaborado uma caracterização através de mapa de vegetação original e atual; caracterizando as formações nativas quanto ao estágio de sucessão. No mapeamento foi incluído a demarcação dos locais de ocorrência de cactáceas endêmicas, raras ou ameaçadas.

A implantação de um Parque Eólico traz grandes benefícios para a cidade e região, pois produz atividade econômica e renda ao município. A equipe da Ecossis tem orgulho de fazer parte do processo de estudos ambientais que viabilizem a implantação de energias alternativas pelo País.

Para saber mais sobre os empreendimentos da Eletrosul acesse http://www.eletrosul.gov.br

Open chat