Project Details

Programa de Resgate Socioambiental da Paisagem para o PBA de Bagé

ECOSSIS-base-CASES-VERSAO-BASE-PROP-2200X900-BAGE

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Órgãos Públicos

Localização: Bagé  Estado: RS

Ecossis realizou Programa de Resgate Socioambiental da Paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha, em Bagé/RS.

A implantação de qualquer empreendimento traz alterações de maior ou de menor relevância ao ambiente socioambiental onde se insere, sendo os aspectos paisagísticos aqueles de primeira visibilidade. Barragens não fogem à regra, por este motivo, a Prefeitura de Bagé contratou a Ecossis Soluções Ambientais, empresa especialista em consultoria ambiental, para realizar o Programa de Resgate Socioambiental da Paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha, localizada no arroio Piraizinho, município de Bagé/RS. 

O resgate da paisagem pressupõe preservar cenários relevantes e bens de valor histórico e cultural, definindo a melhor forma de resguardá-los para as futuras gerações. 

O patrimônio paisagístico de uma determinada região não se refere apenas aos aspectos naturais, mas também à paisagem criada pelo homem na construção de suas moradias, no plantio para a subsistência familiar, nas capelas, etc., revelando suas origens, seus anseios, seu destino. O programa teve como público alvo a população que foi afetada direta ou indiretamente pelo empreendimento. 

O resgate socioambiental da paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha teve como objetivo:  

  • Identificar, registrar e preservar os sítios paisagísticos e de valor cênico na área de implantação do empreendimento;  
  • Conhecer e preservar a memória da região para que se mantenha a identidade cultural da população local;  
  • Registrar a configuração da paisagem anterior e após a implantação da barragem, especialmente em relação à área alagada. 

O escopo de trabalho foi elaborado em 2 etapas: 

Diagnóstico da memória histórica e da paisagem – Nesta etapa foram realizadas reuniões com os órgãos gestores e a comunidade para apresentar e colher subsídios sobre o Programa de Resgate Sócioambiental da Paisagem, pesquisa de campo realizando registros fotográficos/vídeos e entrevistas afim de definir elementos significativos da paisagem e dos monumentos naturais de grande relevância, bem como dos elementos significativos criados pelo homem. 

Resgate da memória paisagística e histórica – As atividades realizadas nesta etapa representaram o produto final do Programa, ou seja, o resgate da memória e da paisagem local, onde foram elaborados  registros, por meio de levantamento fotográfico e em vídeo, dos elementos significativos da paisagem na área de influência da Barragem da Arvorezinha. Organização de catálogo das imagens captadas em campo para compor o acervo fotográfico do Programa. Produção de documento de registro sobre a história, a cultura e sobre os aspectos cênicos das áreas de influência do empreendimento. Organização de exposições temáticas, criação de novos espaços de apreciação e uso da paisagem transformada pela implantação da barragem, especialmente em relação à formação do reservatório. 

Como forma de concluir o projeto, foi elaborado o relatório final apresentando os indicadores relevantes do programa, tais como: número de entrevistas realizadas; número de contatos institucionais efetuados; relação de materiais produzidos; número de visitantes nas exposições temáticas permanentes e itinerantes; número de chamadas na imprensa.

Open chat