Setores: Infraestrutura e Saneamento
O Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí – CONIRPI foi criado por 4 municípios paulistas, Indaiatuba, Itu, Salto e Cabreúva e instalado em 12 de Junho de 2003.
O órgão tem por finalidade planejar, adotar e executar planos, programas e projetos destinados a acelerar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região. Outro objetivo do Consórcio é promover programas ou medidas destinadas à recuperação do meio ambiente das quatro cidades consorciadas, com atenção especial ao Ribeirão Piraí.
Barragem do Piraí
A Barragem do Piraí será construída na divisa dos municípios de Indaiatuba e Salto. Terá 415 metros de comprimento, 15 metros de altura, espelho d’água de 1,8 km² e capacidade para armazenar 9,7 bilhões de litros de água. A obra garantirá a regularização da vazão do manancial e a ampliação do volume de captação dos municípios de Indaiatuba, Salto, Itu e Cabreúva.
A Ecossis foi contratada para realizar a implementação do programa de monitoramento e conservação de ictiofauna e fauna silvestre da Barragem do Piraí.