Saiba Mais

dica ambiental

Arborista francês troca agrotóxicos por galinhas

Agrotóxicos são substâncias químicas sintéticas utilizadas para matar pragas, insetos, bactérias, fungos e outras plantas.

Os agrotóxicos nada mais são que venenos aplicados em plantações para matar organismos prejudiciais as mesmas, mas os agrotóxicos também são prejudiciais aos seres humanos e podem causar diversas doenças, como, câncer, paralisia, problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, alergias, aborto e má formação do feto, entre outras. Por isso, o uso de agrotóxicos em plantações já é visto com ressalvas em quase todo o mundo.

Para buscar uma alternativa saudável e sustentável, o arborista francês chamado Christophe Bitault, resolveu instalar galinhas pretas em seu pomar para preservar suas árvores frutíferas, ao invés de utilizar agrotóxicos químicos.

Após vários testes, Bitault se surpreendeu com os resultados. Ele descobriu que as galinhas negras locais de Janzé devoraram as pragas: “Fizemos um primeiro teste colocando 80 galinhas em 3 hectares, deixando as outras parcelas sem nenhum tratamento”, diz o produtor agrícola.

No primeiro ano, ele descobriu que 80% dos insetos, pequenos insetos que atacam as árvores frutíferas haviam desaparecido das terras onde as galinhas estavam instaladas.

Além disso, criar essas galinhas tem outras vantagens, como elas comem insetos quase não há gastos com alimentação e elas ainda garantem ovos para a família.

 

Saiba mais sobre a Ecossis.

Fonte: contioutra.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery