Saiba Mais

dica ambiental

Conheça 6 formas de ter Abelhas polinizando seu jardim

 

As abelhas são as melhores amigas para sua horta ou jardim, ter abelhas por perto é extremamente benéfico para a agriculturaelas são responsáveis pela polinização de plantas e, com isso, podem aumentar a produtividade, melhorar a formação de frutos e deixar os jardins mais floridos. 

De forma direta ou indireta, mais de 70% da alimentação humana dependem diretamente da polinização e, logo, das abelhinhas. 

 

Veja agora as dicas mais fáceis de trazer as abelhas para perto da sua horta ou jardim: 

1. Flores coloridas e plantas aromáticas – As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras, ter opções coloridas atraem abelhas, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericãofunchomalvamanjeronaoréganoalecrimdente de leãotomilhohortelãmargaridasgirassóis, entre outras; 

2. Plantas Apícolas – Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos. 

3. Plantas Nativas – Complemente o seu jardim com plantas nativas, pois as abelhas se sentem atraídas pelas espécies entre as quais sempre viveu cercada. 

4. Água e Abrigo – As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da família  Myrtaceaegoiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já as árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo. Palmeiras em geral também são bem atrativas para as polinizadoras, o que é uma vantagem para os que gostam de jardinagem; 

5. Gentileza gera gentileza – Se você respeitar o espaço das abelhas, mesmo as com ferrão, espécie bem comum no Brasil, não trarão problemas. Se algum morador da casa ou apartamento for alérgico, há diversas espécies sem ferrão que são gentis e procuram os jardins apenas para água e alimento. 

6. Não use fumo na horta – as abelhas fogem de produtos à base de neonicotinóides, ou seja, com fumo na composição. Elas podem morrer ou deixar o espaço por causa desse químico. 

Pronto!
Agora você já possui todas as dicas para ter uma horta/jardim bem polinizado, não esqueça de compartilhar essas dicas nas suas redes sociais, com seus amigos, vizinhos e familiares.  

Saiba mais sobre a Ecossis.

Fonte: revistagloborural

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery