Saiba Mais

dica ambiental

Horta escolar muda hábitos alimentares e incentiva consumo sustentável

Desenvolvido na Escola Municipal Rui da Costa Val, região norte de Belo Horizonte, o projeto: Educação Ambiental e a Construção de Práticas Ecológicas e Sustentáveis a Partir do Desenvolvimento de Horta Escolar, estimula novas práticas educativas, além de, incluir os espaços não utilizados da escola em atividades pedagógicas.

São 12 canteiros para as hortas que produzem alimentos como tomate, cebolinha, alface, pimentas, pimentão e cenoura, entre outras verduras e legumes.horta escolar

O projeto, que possibilitou a redução em 90% do desperdício dos alimentos da merenda escolar, conta com a participação de alunos com idades entre 6 e 14 anos.

A proposta é ampla e inclui a criação de uma cultura de desenvolvimento sustentável com foco na economia e preservação da água, na redução do consumo de energia elétrica, e na conscientização sobre a necessidade de descartar de forma adequada lixo e resíduos, e da preservação do córrego, que fica próximo à unidade de ensino.

Além dos alunos, as atividades envolvem toda a comunidade escolar, já que as crianças acompanham também parte do processo de preparo do alimento.

Com uma mudança nos hábitos alimentares, o projeto também surtiu efeito no comportamento das crianças, os alunos estão mais conscientes sobre como cuidar do meio ambiente e estão aprendendo a se relacionar melhor com seus professores, colegas, familiares e funcionários da escola.

Que tal reproduzir esta ideia?

Conheça a Ecossis.

(fonte: prefeitura.phb.gov.br)

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery