Saiba Mais

dica ambiental

Museu Planeta Água será o maior museu hídrico do País

O Museu Planeta Água será o maior espaço museográfico do país dedicado totalmente ao estudo da água, nosso recurso mais precioso. Esse importante projeto está sendo desenvolvido em Curitiba, capital do estado do Paraná e tem sua inauguração prevista para o ano de 2020.

Usando a interatividade, o museu visa uma abordagem multidisciplinar e abrangente, apresentando todos os aspectos relacionados à água e seus usos – científicos, educacionais, históricos, sociais e de saúde.

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o Museu Planeta Água já teve sua primeira reunião oficial de 2019, que aconteceu no dia 21 de fevereiro, no local onde deverá funcionar o museu. Estiveram reunidos representantes das empresas patrocinadoras e os líderes que compõem o novo conselho consultivo, formado por especialistas em Sustentabilidade, Meio Ambiente e Água. Durante o encontro, foram discutidos o planejamento e o cronograma de construção do museu, além da metodologia para a execução do projeto.

planeta águaA importância do Museu Planeta Água

A criação de um museu dedicado ao estudo da água ajudará no cumprimento dos ODS instituídos pela ONU – “Água Potável e Saneamento – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos”.

A proposta do Museu Planeta Água é ser um espaço não apenas de exposição e lazer, mas também de educação ambiental e conscientização. O recurso é extremamente essencial para a existência da vida na Terra, e informar, educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da água é a missão do Museu Planeta Água.

Sua criação foi aprovada pelo Ministério da Cultura e, além disso, o Museu Planeta Água poderá ser incorporado à Rede Mundial de Museus de Água – uma iniciativa da UNESCO – devido sua importância para a conscientização.

 

(fonte: ideiasustentavel)

Conheça a Ecossis.

Open chat