A jornada da Escócia rumo à 100% de energia renovável está cada dia mais próxima, após anunciar a maior usina eólica flutuante do Mundo. No mês de março de 2019 foi constatado que 98% da energia produzida no país está sendo gerada por usinas eólicas espalhadas por todo seu território – mostrando que é possível abandonar o combustível fóssil.
Os 98% produzidos pelas turbinas é o suficiente para abastecer 5 milhões de casas. Como o vento é um fenômeno da natureza e, por consequência, não é possível controlá-lo, há uma grande variação entre os dias do mês – que atingiu entre 64% da demanda a 234%. Mesmo assim os resultados são animadores, uma vez que os massivos investimentos são relativamente recentes e os frutos são visíveis.
Tanto residências, quanto prédios comerciais e lojas locais foram levados em consideração na conta. Portanto ainda persiste o desafio de armazenar energia elétrica de forma eficiente e escalável – para garantir o sucesso dos investimentos realizados.
“Isso comprova que o modelo funciona: ajuda a reduzir as emissões por um custo razoável de produção de energia renovável”, explica Sam Gerdner, diretor da WWF da Escócia.
O próximo passo, segundo ScottishPower, uma das empresas atuantes no país, é investir em estrutura e veículos elétricos.
(fonte: thegreenestpost.com)