Saiba Mais

projetos ecossis

Esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados

A equipe de arqueologia da Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, esteve nos municípios de Cascavel, Corbélia, Anahy e Ubiratã para prospectar a área onde será executada a LDTA Cascavel Norte-Ubiratã, avaliando os Impactos ao Patrimônio Arqueológico da LDTA 138kV Cascavel Norte-Ubiratã (autorizado pela Portaria IPHAN no. 01508.001358/2016-87).

                                                        esclarecimento com comunidade          entrega de material

Além da vistoria e abertura de sondagens no local onde será realizado o empreendimento a equipe conversou a diretora Silvia Prado do Museu Histórico Celso Formighieri Sperança de Cascavel; a coordenadora Luiza Aparecida da Costa do Museu Patrimônio Histórico e Cultural de Ubiratã; a coordenadora pedagógica Patrícia Dalla Vecchia, da coordenadora das equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e, a coordenadora Sidineia Lopes Camargo do Departamento de Educação de Anahy.

                                                        visita guiada ao museu          diretora do museu recebendo folder informativo

A arqueóloga Carla Verônica Pequini, representando a Ecossis, realizou uma entrevista no dia 27 de março de 2019, na Rádio Colméia que abrange todas as cidades do empreendimento. Na ocasião, foram tratadas questões sobre as atividades de licenciamento ambiental, tipos e datas de sítios arqueológicos encontrados na região, orientações de como proceder em caso de achados arqueológicos e convite para visitar o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança que será o responsável pela guarda do material arqueológico.

                                                                         rádio colméia             rádio colméia

 

                                                  fachada museu            exposição museu

Além disso, a equipe também conversou com moradores das cidades e comércio da região, entregando folhetos ilustrativos que informavam à população a necessidade de serem realizados estudos arqueológicos em obras que modificam o meio ambiente e relembra-los do rico patrimônio natural e cultural local.

A hospitalidade e gentileza de todos surpreendeu a equipe, deixando boas recordações.

A Ecossis agradece a acolhida!

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery