Saiba Mais

“A gente só tem o planeta A, não tem o planeta B”

“A gente só tem o planeta A, não tem o planeta B. A preservação ambiental é uma parte importante da gente, porque se a gente não preservar, não vai conseguir viver no mundo. Temos que preservar para as coisas serem melhores”, diz Kelciane Pereira Oliveira, 15 anos, de Bequimão, no Maranhão (MA).

A adolescente é uma dos 120 integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) de Bequimão, Maranhão, conhecido como Coletivo Bora Ver, espaço onde discutem questões importantes sobre diversos temas, incluindo meio ambiente, preservação de nascentes e manguezais, implementam ações de educação entre pares, se engajam com outros adolescentes e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. A ação faz parte da estratégia TEM Água, iniciativa do UNICEF voltada para contribuir com o acesso à água potável e ao saneamento, que inclui capacitação de municípios, trabalho em escolas e comunidades indígenas e povos tradicionais.

“Estou no Nuca há três anos e via que várias meninas de lá cursavam meio ambiente e eu fui me interessando. Via que era muito lindo estar ali, falando sobre meio ambiente e fazendo mutirões de limpeza. Isso me motivou a fazer o curso técnico em meio ambiente, no Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), de Pinheiro”, diz Kelciane.

Ela conta que o mutirão de limpeza do Nuca a fez refletir sobre ter mais consciência de preservação ambiental e descarte consciente. “As mudanças climáticas são problemas também causados pelo ser humano, e, como solução, o planeta depende das nossas mudanças de atitudes”, explica a adolescente.

“Gosto muito de estudar bacias hidrográficas, sustentabilidade, preservação ambiental e mudanças climáticas. Meu sonho é me formar em técnica do meio ambiente e trabalhar na área”, complementa Kelciane.

Pensar global para agir local
Para Wanderson Farias Privado, mobilizador do Nuca e articulador do Selo UNICEF de Bequimão, o trabalho com mudanças climáticas é transformador. “Quando eu discuto mudanças climáticas, não penso somente em mim, penso também nas outras pessoas. Quando planto uma árvore, a sombra e os frutos dela não servirão somente para mim, mas para outras pessoas e para futuras gerações”, diz.

“A preservação do meio ambiente se dá por meio dos mutirões de limpeza e das rodas de conversa para gerar o processo de conscientização desses adolescentes para o presente e futuro. Os mutirões ocorrem pelo menos duas vezes ao ano em diversos pontos da cidade, como no rio Itapetininga; a coleta dos resíduos sólidos é uma ação educativa para a cidade”, fala Wanderson.

Além dos mutirões de limpeza, são feitas ações individuais que estimulam novos comportamentos e cuidados pessoais, como a limpeza digital e mental em relação à informação que os jovens acessam diariamente. “A gente entende que o excesso de arquivos sobrecarrega o celular, por exemplo. Então, nesses momentos coletivos, apoiamos para que os jovens façam a exclusão de arquivos duplicados e obsoletos, como caches. O celular limpo vai consumir menos energia e consequentemente sobrecarregar menos o meio ambiente”, explica o mobilizador do Nuca.

“Limpeza mental é um tempo que você separa para meditar, ouvir música, dormir e relaxar. A preservação do meio ambiente, está diretamente interligada a preservação dos rios e manguezais, e o processo de conscientização não vem de fora para dentro; é um ato individual, que vem de dentro para fora. Por isso, é necessário pensar global para agir local”, finaliza Wanderson.

TEM Água
A estratégia TEM Água é uma iniciativa do UNICEF voltada para contribuir com o acesso à água potável e ao saneamento, que inclui capacitação de municípios, trabalho em escolas e comunidades indígenas e povos tradicionais. A estratégia tem como objetivo garantir ambientes mais seguros para crianças, adolescentes e famílias, bem como promover práticas de higiene em áreas urbanas e rurais, inclusive em situações de emergência. Para essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Fundação Salvador Arena.

 

Fonte: Unicef

Leia a notícia original aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery