Saiba Mais

Fundo Casa lança edital para projetos de apoio ao bioma da Mata Atlântica

Em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica, o Fundo Casa lançou a chamada “Fortalecendo Comunidades para Conservação e Revitalização da Mata Atlântica e Resiliência Climática”, com o objetivo de apoiar projetos no bioma. A chamada é destinada a associações comunitárias, organizações de base e comunidades locais que atuem com enfoque socioambiental em territórios localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catariana e Rio Grande do Sul, regiões que mantêm os maiores remanescentes contínuos de Mata Atlântica. Serão apoiados 45 projetos no valor de até R$ 40 mil reais cada um.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos do território nacional. É lar de mais de 2 mil espécies de fauna e 20 mil espécies vegetais, além disso, 72% da população brasileira está concentrada em regiões de seu domínio e garante o abastecimento de água para mais de 100 milhões de pessoas. Contudo, segue como um dos mais ameaçados biomas do planeta, constituindo-se em um dos 36 hotspots de biodiversidade (lugares que possuem uma biodiversidade extremamente rica e, ao mesmo tempo, ameaçada de extinção, especialmente pela ação humana). Foi decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988, apesar disso, restam apenas pouco mais de 12% da mata original, sendo a floresta mais devastada do país.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de junho de 2023. A divulgação das propostas selecionadas será feita até o dia 31 de julho, através de comunicado por e-mail. O período de implementação do projeto, se aprovado, será entre 21 agosto de 2023 e 21 agosto de 2024.

Confira mais informações neste link.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery